Infância e risco
Visualizar/abrir
Data
2010Tipo
Outro título
Childhood and risk
Resumo
A noção de risco aqui em discussão, está associada a temas como poder e governamento, considerados segundo uma perspectiva pós-estruturalista. Tomando como centrais os conceitos de sociedade disciplinar, sociedade e dispositivos de segurança, normalização e risco, o trabalho examina, preliminarmente, algumas transformações nos modos como determinados grupos de crianças vieram a ser objetificados e como se tornaram alvo de alguma forma de cuidado ou assistência social. A seguir, problematiza a n ...
A noção de risco aqui em discussão, está associada a temas como poder e governamento, considerados segundo uma perspectiva pós-estruturalista. Tomando como centrais os conceitos de sociedade disciplinar, sociedade e dispositivos de segurança, normalização e risco, o trabalho examina, preliminarmente, algumas transformações nos modos como determinados grupos de crianças vieram a ser objetificados e como se tornaram alvo de alguma forma de cuidado ou assistência social. A seguir, problematiza a noção de risco, presente tanto nos discursos do cotidiano quanto nas políticas para a infância, para indicar sua associação a um tipo de racionalidade que orienta formas específicas de exercício do poder que se endereçam ao campo infantil. ...
Abstract
The notion of risk discussed in this paper is associated to themes as power and government, understood under a post-structuralist approach. Taking as central concepts of disciplinary society, security society, normalization and risk the work analyzes how determined groups of children undergo some transformations related to the ways they are seen and how they become a target to specific modes of attention and social care. Afterwards, the idea of risk present in daily discourses and in childhood ...
The notion of risk discussed in this paper is associated to themes as power and government, understood under a post-structuralist approach. Taking as central concepts of disciplinary society, security society, normalization and risk the work analyzes how determined groups of children undergo some transformations related to the ways they are seen and how they become a target to specific modes of attention and social care. Afterwards, the idea of risk present in daily discourses and in childhood policies is problematized to indicate its relation to a kind of rationality that guides specifical procedures of power exercises directed to childhood. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 3 (set./dez. 2010), p. 157-174
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39559)Ciências Humanas (6795)
Este item está licenciado na Creative Commons License