Propósito organizacional na construção de marca: um estudo de caso da Dobra
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Empreender é conviver em rede, em um ambiente que conecta e afeta organizações e pessoas. Ter um propósito claro permite que uma empresa encontre um significado maior por trás do empreendimento, dando a ela o poder de inspirar quem compartilha das mesmas motivações e valores. A partir dessa perspectiva, a presente monografia tem como temática a construção de marca com base no propósito organizacional, desenvolvida através de um estudo de caso da organização Dobra, que se destaca no mercado por ...
Empreender é conviver em rede, em um ambiente que conecta e afeta organizações e pessoas. Ter um propósito claro permite que uma empresa encontre um significado maior por trás do empreendimento, dando a ela o poder de inspirar quem compartilha das mesmas motivações e valores. A partir dessa perspectiva, a presente monografia tem como temática a construção de marca com base no propósito organizacional, desenvolvida através de um estudo de caso da organização Dobra, que se destaca no mercado por expressar em cada ação a sua razão de existir. O objetivo geral do estudo concentra-se em compreender a Dobra e a construção da sua marca com base em ações que refletem o seu propósito. Para atingi-lo, foram estabelecidos como objetivos específicos conhecer o histórico e trajetória da Dobra; analisar as práticas da empresa que exprimem o seu propósito; e identificar como a organização utiliza os canais de comunicação no ambiente digital para expressar a sua marca. As pesquisas bibliográfica e documental entram como suporte, com a articulação de conceitos e materiais que ajudam a compreender o caso estudado, segundo Yin (2003) e Gil (2009). Ao contextualizar o cenário mercadológico contemporâneo, é revelada a exigência de uma atenção maior a questões socioambientais, a partir de autores como Bauman (2008), Baudrillard (2007), Canclini (2010), Don Slater (2002), Botsman e Rogers (2010), Allgayer (2019), Macarthur (2013), Moesch (2019) e Tolio et al. (2017). Para analisar o caso Dobra, é feita a revisão de conceitos sobre marca, branding e propósito, reunindo os autores Vieira (2008), Sinek (2009), Aaker (2000) e Tavares (2008). Os resultados mostram a importância do comprometimento da Dobra na missão de promover impactos socioambientais positivos. A organização guia todas as suas ações sob a orientação desse propósito e em decorrência constrói uma marca consistente e autêntica. ...
Abstract
Having a business is to live in a network, in an environment that connects and affects organizations and people. Having a clear purpose allows a company to find greater meaning behind the enterprise, giving it the power to inspire those who share the same motivations and values. From this perspective, this paper has as its theme the brand building based on the organizational purpose, developed through a case study of the company Dobra, which stands out in the market for expressing its purpose i ...
Having a business is to live in a network, in an environment that connects and affects organizations and people. Having a clear purpose allows a company to find greater meaning behind the enterprise, giving it the power to inspire those who share the same motivations and values. From this perspective, this paper has as its theme the brand building based on the organizational purpose, developed through a case study of the company Dobra, which stands out in the market for expressing its purpose in each action. The main objective of the study focuses on understanding Dobra and the building of its brand based on actions that reflect its purpose. To achieve it, the following applicable objectives were established: to know Dobra’s history and trajectory; analyze the company's practices that express its purpose; and identify how the company uses communication channels in the digital environment to express its brand. Bibliographic and documentary research comes in as support, with the articulation of concepts and materials that help to understand the case studied, according to Yin (2003) and Gil (2009). When contextualizing the contemporary market scenario, the demand for greater attention to socio-environmental issues is revealed, from authors such as Bauman (2008), Baudrillard (2007), Canclini (2010), Don Slater (2002), Botsman and Rogers (2010 ), Allgayer (2019), Macarthur (2013), Moesch (2019) and Tolio et al. (2017). To analyze the Dobra case, the concepts of brand, branding and purpose are reviewed, bringing out the authors Vieira (2008), Sinek (2009), Aaker (2000) and Tavares (2008). The results show the importance of Dobra's commitment to the mission of promoting positive socioenvironmental impacts.The organization guides all of its actions under the guidance of this purpose and as a result builds a consistent and authentic brand. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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