Show simple item record

dc.contributor.advisorAlmeida, Rosa Maria Martins dept_BR
dc.contributor.authorMarin, Maísa Gelainpt_BR
dc.date.accessioned2021-09-16T04:22:40Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229903pt_BR
dc.description.abstractO avanço tecnológico ocorrido nos últimos tempos trouxe facilidades no âmbito da comunicação, acesso e compartilhamento de informações à rotina das pessoas. Contudo, o uso exagerado das tecnologias tem desencadeado uma série de prejuízos que são relacionados à falta de atenção, aumento de peso e aumento de sintomas relacionados ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), impulsividade, depressão, ansiedade e estresse, além da redução do sono, do rendimento escolar, fatores que podem afetar aspectos psicológicos, sociais e funcionais da vida de muitas pessoas e, principalmente, em adolescentes. A Internet é uma dessas tecnologias, e tem sido amplamente pesquisada em todos os lugares do mundo. A adição à Internet é uma temática abrangente e a adolescência é uma das fases do desenvolvimento humano mais suscetível, portanto, essa dissertação abrange dois estudos principais que foram desenvolvidos com o intuito de investigar a relação da adição à Internet com a atenção em outros fatores associados. No primeiro estudo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando três bases de dados. Utilizou-se o modelo PRISMA e a partir dos critérios de inclusão e exclusão foram analisados 44 estudos. Os resultados mostraram que o instrumento mais utilizado para identificar adição à Internet é o Internet Addiction Test (IAT), e que a atenção é investigada em grupos com e sem TDAH. Identificou-se, também, que variáveis como: depressão, padrões de sono, agressividade e outras substâncias aditivas são amplamente exploradas. No segundo estudo, buscou-se, por meio da aplicação de questionários sociodemográficos, uma bateria de testes de atenção (BPA), da escala IAT, da escala Barratt de impulsividade, da Escala de Depressão Ansiedade e Estresse para adolescentes (EDAE-A) e da escala Swanson, Nolan e Pelham (SNAP-IV), identificar a relação da adição à Internet com a atenção, ansiedade, estresse, hiperatividade, impulsividade e depressão em 48 adolescentes de 15 a 18 anos, estudantes de escolas públicas e privadas das cidades de Caxias do Sul e Flores da Cunha. Os resultados indicaram que a depressão foi preditora de adição à Internet. Além disso, participantes classificados como mais adictos apresentaram médias menores em atenção geral, enquanto apresentaram médias maiores em sintomas comportamentais de desatenção e hiperatividade, estresse, ansiedade e depressão, com tamanhos de efeito variando entre níveis moderados e altos. O desenvolvimento do estudo promove reflexões acerca dos prejuízos causados pelo uso exagerado e frisa necessidade de mais estudos e projetos de prevenção na área.pt_BR
dc.description.abstractTechnological advances that have occurred in recent times have made it easier for people to access and share information and communicate. However, the excessive use of technologies has triggered a series of losses that are related to lack of attention, weight gain and increase in symptoms that are related to attention deficit disorder and Hyperactivity (ADHD), impulsivity, depression, anxiety and stress, in addition, reduced sleeping patterns and damages in school performance, factors that might affect psychological, social and functional aspects of several people, mainly adolescents. The Internet is one of them and has been widely researched around the world. Internet addiction is a broad theme and adolescence is one of the most susceptible phases of human development, so this dissertation covers two main studies that were developed with the aim of investigating the relationship of Internet addiction with attention and other associated factors. In the first study, a systematic literature review was carried out using three databases. The PRISMA model was used and, based on the inclusion and exclusion criteria, 44 studies were analyzed. The results showed that the most used instrument to identify addiction to the Internet is the Internet Addiction Test (IAT), and that attention is often investigated in groups with or without ADHD. It was also identified that variables such as depression, sleeping patterns, aggressiveness and other addictive substances are widely explored. In the second study, we sought, through the application of sociodemographic questionnaires, an attention battery (BPA), IAT scale, Barratt Impulsiveness scale, Depression. Anxiety and stress scale for adolescents (EDAE-A) and Swanson, Nolan e Pelham (SNAP-IV) scale, to identify the relationship of Internet addiction with attention, anxiety, stress, hyperactivity, impulsivity and depression in 48 adolescents aged 15 to 18 years, students from public and private schools in the cities of Caxias do Sul and Flores da Cunha. The results showed that depression was a predictor of addiction to the Internet. In addition, participants classified as more addicts had lower averages in general attention, while higher averages in behavioral symptoms of inattention and hyperactivity, stress, anxiety and depression, with effect sizes ranging from moderate to high levels. The development of the study promotes reflections on the damage caused by overuse and emphasizes the need for further studies and prevention projects in the area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectTranstorno de adição à internetpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectInternet addictionen
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectAttentionen
dc.subjectTranstornos mentaispt_BR
dc.subjectPsychological disordersen
dc.titleAdição à internet e a relação com a atenção e fatores associados em adolescentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131403pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record