Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Patrícia da Silva Campelopt_BR
dc.contributor.authorJantsch, Anelisept_BR
dc.contributor.authorFantinel, Patriciapt_BR
dc.contributor.authorBiazus, Maria Cristina Villanovapt_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.date.accessioned2021-09-16T04:21:53Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229853pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma discussão acerca das possibilidades de uso pedagógico de uma nova técnica de edição de imagens (cinemagraphs) na construção de narrativas visuais em contexto escolar. Tal técnica pode ser uma aliada no processo de elaboração de histórias conhecidas como fanfictions, nas quais novas tramas são criadas a partir de elementos culturais já reconhecidos na mídia. Visto que a geração digital de estudantes tem a oportunidade de lidar com a imagem em suas mais diversas formas, procura-se neste estudo relacionar a técnica cinemagraphs com o processo composicional de fanfictions, de modo a discutir como diferentes linguagens podem ser trabalhadas em sala de aula. Espera-se com isso ampliar as possibilidades de aplicação pedagógica em áreas multidisciplinares, de modo que a tecnologia propicie a inclusão de diversas linguagens no processo educacional.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a discussion about the possibilities of pedagogical use of a new technique for edition of images (cinemagraphs) in the development of visual narratives. This technique can aid the construction of fanfiction stories - narratives which are created based on cultural elements recognized on the media. Since the generation of digital students has the opportunity to deal with image in various ways, this study seeks to intertwine the cinemagraph technique with the compositional process of fanfictions, in order to discuss how different systems of languages can be covered in school. Therefore it is expected that this application may extend the possibilities of teaching in multidisciplinary areas, so that technology triggers the inclusion of several systems of languages in the educational process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (dez. 2011), [10 p.]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinemagraphsen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectInformática : Educaçãopt_BR
dc.subjectFanfictionen
dc.subjectImageen
dc.titleO uso pedagógico da técnica cinemagraphs para a construção de fanfictionspt_BR
dc.title.alternativePedagogical use of the cinemagraf technique in the development of fanfictions en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000822030pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples