O uso pedagógico da técnica cinemagraphs para a construção de fanfictions
dc.contributor.author | Costa, Patrícia da Silva Campelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Jantsch, Anelise | pt_BR |
dc.contributor.author | Fantinel, Patricia | pt_BR |
dc.contributor.author | Biazus, Maria Cristina Villanova | pt_BR |
dc.contributor.author | Reategui, Eliseo Berni | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Jose Valdeni de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-16T04:21:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/229853 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma discussão acerca das possibilidades de uso pedagógico de uma nova técnica de edição de imagens (cinemagraphs) na construção de narrativas visuais em contexto escolar. Tal técnica pode ser uma aliada no processo de elaboração de histórias conhecidas como fanfictions, nas quais novas tramas são criadas a partir de elementos culturais já reconhecidos na mídia. Visto que a geração digital de estudantes tem a oportunidade de lidar com a imagem em suas mais diversas formas, procura-se neste estudo relacionar a técnica cinemagraphs com o processo composicional de fanfictions, de modo a discutir como diferentes linguagens podem ser trabalhadas em sala de aula. Espera-se com isso ampliar as possibilidades de aplicação pedagógica em áreas multidisciplinares, de modo que a tecnologia propicie a inclusão de diversas linguagens no processo educacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents a discussion about the possibilities of pedagogical use of a new technique for edition of images (cinemagraphs) in the development of visual narratives. This technique can aid the construction of fanfiction stories - narratives which are created based on cultural elements recognized on the media. Since the generation of digital students has the opportunity to deal with image in various ways, this study seeks to intertwine the cinemagraph technique with the compositional process of fanfictions, in order to discuss how different systems of languages can be covered in school. Therefore it is expected that this application may extend the possibilities of teaching in multidisciplinary areas, so that technology triggers the inclusion of several systems of languages in the educational process. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (dez. 2011), [10 p.] | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cinemagraphs | en |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Informática : Educação | pt_BR |
dc.subject | Fanfiction | en |
dc.subject | Image | en |
dc.title | O uso pedagógico da técnica cinemagraphs para a construção de fanfictions | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical use of the cinemagraf technique in the development of fanfictions | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000822030 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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