Letramento midiático no Brasil do século XXI : um estudo comparativo entre diferentes mídias sobre a remoção da Vila Chocolatão em Porto Alegre
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho visa a compreender as diferentes interpretações que podem ser aferidas na comunicação exercida por diferentes atores midiáticos sobre a realocação da Vila Chocolatão, em Porto Alegre (2011), num contexto marcado pela emergência da digitalização da comunicação e sociabilidade. O objetivo central da análise, portanto, foi verificar como o Letramento Midiático pode contribuir para a interpretação das representações do real transmitidas por diferentes fontes e em diferentes meios. Par ...
Este trabalho visa a compreender as diferentes interpretações que podem ser aferidas na comunicação exercida por diferentes atores midiáticos sobre a realocação da Vila Chocolatão, em Porto Alegre (2011), num contexto marcado pela emergência da digitalização da comunicação e sociabilidade. O objetivo central da análise, portanto, foi verificar como o Letramento Midiático pode contribuir para a interpretação das representações do real transmitidas por diferentes fontes e em diferentes meios. Para atingi-lo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica com o intuito de mobilizar as bases teóricas para a melhor compreensão sobre o Letramento Midiático, contextualizando o no campo midiático do Brasil a partir de sua historiografia. Posteriormente, realizou se uma análise documental com o intuito de entender o acontecimento e selecionar o corpus da pesquisa. Por fim, estes conteúdos selecionados foram interpretados a partir das lentes teórico-metodológicas, tendo como base interpretativa os quatro conceitos-chaves do Letramento Midiático: Língua, Produção, Audiência e Representação. Como resultado, percebeu-se que cada um dos dois grupos de conteúdos analisados trouxeram uma representação diametralmente oposta à do outro. A interpretação desses objetos pôde ser possível graças a compreensão prévia da posição social ocupada por cada um desses atores e o Letramento Midiático se apresentou como uma ferramenta facilitadora para a explicitação dos principais aspectos que podem evidenciar as diferenças identificadas entre as mensagens, comprovando seu caráter como prática teórico-metodológica capaz de instrumentalizar uma pedagogia que vá além do mero acúmulos de conteúdos e vise ao desenvolvimento da autonomia individual através do exercício da criticidade a partir do diálogo. ...
Abstract
This work aims to understand the different interpretations that can be gauged in the communication exercised by different media actors on the relocation of Vila Chocolatão, in Porto Alegre (2011), in a context marked by the emergence of the digitalization of communication and sociability. The central objective of the analysis, therefore, was to verify how Media Literacy can contribute to the interpretation of representations of reality transmitted by different sources and in different media. To ...
This work aims to understand the different interpretations that can be gauged in the communication exercised by different media actors on the relocation of Vila Chocolatão, in Porto Alegre (2011), in a context marked by the emergence of the digitalization of communication and sociability. The central objective of the analysis, therefore, was to verify how Media Literacy can contribute to the interpretation of representations of reality transmitted by different sources and in different media. To achieve this, bibliographic research was used in order to mobilize the theoretical bases for a better understanding of Media Literacy, contextualizing it in the media field in Brazil from its historiography. Subsequently, a documentary analysis was carried out in order to understand the event and select the research corpus. Finally, these selected contents were interpreted from the theoretical-methodological lenses previously mobilized, having as an interpretive basis the four key concepts of Media Literacy: Language, Production, Audience and Representation. As a result, it was noticed that each of the two groups of content analyzed brought a representation diametrically opposed to the other. The interpretation of these objects could be possible thanks to the previous understanding of the social position occupied by each of these actors and Media Literacy presented itself as a facilitating tool for the explanation of the main aspects that can highlight the differences identified between the messages, proving its character as theoretical-methodological practice capable of instrumentalizing a pedagogy that goes beyond the mere content accumulation and aims the development of individual autonomy through the exercise of criticality based on dialogue. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1828)
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