Narrativas curtas dos anos 90 : suturas/fissuras
Visualizar/abrir
Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
As narrativas curtas dos anos 90 são assinaladas por suturas e fissuras quanto ao contorno narrativo e às temáticas desenvolvidas em relação às de tempos anteriores. As novas formas de comunicação e difusão da cultura, sobretudo a Internet com seus milhares de blogs, trouxeram mudanças radicais no formato do conto, que se imbrica com poemas, bulas de remédios, folders, esquetes, e-mails, fotografias, etc. Os autores submersos no ciberespaço - a Internet e seus blogs – utilizam a valer de seus i ...
As narrativas curtas dos anos 90 são assinaladas por suturas e fissuras quanto ao contorno narrativo e às temáticas desenvolvidas em relação às de tempos anteriores. As novas formas de comunicação e difusão da cultura, sobretudo a Internet com seus milhares de blogs, trouxeram mudanças radicais no formato do conto, que se imbrica com poemas, bulas de remédios, folders, esquetes, e-mails, fotografias, etc. Os autores submersos no ciberespaço - a Internet e seus blogs – utilizam a valer de seus ilimitados e variados recursos. São, em geral, escritores blogueiros e , mais do que nunca, empregam em suas narrativas uma linguagem marcada por neologismos, gírias, palavrões, trocadilhos, bem como os inúmeros recursos visuais proporcionados pela tecnologia. Procuramos fazer nessa tese um estudo do conto literário tanto no que diz respeito aos seus aspectos teóricos e históricos quanto às suas vertentes fundantes no Brasil. A partir de duas antologias, Geração 90 – manuscritos de computador e Geração 90 – os transgressores, seguimos com a leitura de inúmeras narrativas curtas dos anos 90 até o presente. Respaldadas por um aporte teórico de uma „literatura do presente‟, as leituras das narrativas curtas aqui sugeridas partem da premissa de que o conjunto crítico dessas está marcado de antemão por um caráter de ser incompleto e provisório, uma vez que se baseiam em um “querer ser” e não em um “ser” arte. Entre o apagamento do narrador e as narrativas do Eu, o ultra-realismo literário e a sobreposição extremada da violência na ficção, as personagens solitárias e o exílio, procuramos armar uma leitura rizomática das narrativas em questão. ...
Abstract
The short narratives of the 90s are marked by sutures and fissures regarding the narrative outline and themes developed in relation to previous times. The new forms of communication and diffusion of culture, especially the Internet and its thousands of blogs, have brought changes in the form of the short story, which is interwoven with poetry, drug leaflets, folders, sketches, e-mails, photography, etc. The authors submerse in cyberspace – the internet and its blogs – make extreme use of its un ...
The short narratives of the 90s are marked by sutures and fissures regarding the narrative outline and themes developed in relation to previous times. The new forms of communication and diffusion of culture, especially the Internet and its thousands of blogs, have brought changes in the form of the short story, which is interwoven with poetry, drug leaflets, folders, sketches, e-mails, photography, etc. The authors submerse in cyberspace – the internet and its blogs – make extreme use of its unlimited and varied resources. They are, in general, blog writers and they increasingly use in their narratives a language marked by neologisms, slang, cuss words, puns, as well as several visual resources provided by technology. This dissertation aimed to carry out a wide study of the literary short story in what regards its theoretical and historical aspects and its founding threads in Brazil. We begin with the analysis of two anthologies, Geração 90 – manuscritos de computador and Geração 90 – os transgressores, and continue with the reading of innumerous short narratives from the 90s to now. Supported by the theoretical contribution of a „literature of the present‟, the reading process of the short narratives here suggested part from the premise that the critical set of these narratives is marked beforehand by a nature of being incomplete and provisory, given that they are based in “wanting to be” and not “being” art. Amid the erasure of the narrator and the narratives of the self, the literary ultra-realism and extreme superposition of violence in fiction, lonely characters and exile, we attempt to assemble a rizomatic reading of the narratives in question. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Letras (1771)
Este item está licenciado na Creative Commons License