A falta de emoção dos apresentadores robôs chineses como obstáculo para a construção da credibilidade jornalística
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A proposta desta pesquisa é identificar como a falta de expressões emocionais dos apresentadores robôs atua na criação de sentidos dos produtos noticiosos chineses. Para isso, analisei a performance de três apresentadores robôs utilizados pela agência estatal de notícias chinesa Xinhua: AI Anchor, Xin Xiaohao e Xin Xiaomeng, lançados em 2018 e 2019. A Análise de Discurso foi a metodologia escolhida para analisar a construção de sentidos a partir da performance dos apresentadores robôs. Neste tr ...
A proposta desta pesquisa é identificar como a falta de expressões emocionais dos apresentadores robôs atua na criação de sentidos dos produtos noticiosos chineses. Para isso, analisei a performance de três apresentadores robôs utilizados pela agência estatal de notícias chinesa Xinhua: AI Anchor, Xin Xiaohao e Xin Xiaomeng, lançados em 2018 e 2019. A Análise de Discurso foi a metodologia escolhida para analisar a construção de sentidos a partir da performance dos apresentadores robôs. Neste trabalho, entende-se que o jornalismo é uma construção e que a credibilidade é uma negociação entre apresentador e público; trago a técnica do telejornal como referência para explicar a função de apresentador e a emoção como constitutiva da cognição e da razão. A tecnologia sempre moldou o jornalismo e seus formatos, mas os apresentadores robôs ainda despertam mais interesse como técnica do que como interação comunicativa: os movimentos bucais são pouco naturais e dessincronizados com as falas; suas vozes são metálicas e sem emoção; os olhos são vazios e sem vida; os corpos possuem movimentos limitados e artificiais: faltam características que destaquem a informação dada pelo apresentador, pois a falta de emoções dos robôs acaba por não estabelecer laços que possibilitem a construção da confiança e da credibilidade. ...
Abstract
The purpose of this research is to identify how the robot anchors‘ lack of emotional expressions works in the creation of senses in chinese news products. Thereunto, I analysed the performance of three robot anchors used by China‘s state news agency Xinhua: Ai Anchor, Xin Xiaohao and Xin Xiaomeng, released in 2018 and 2019. The Discourse Analysis was the chosen methodology to analyse the construction of senses from the robot anchors‘ performances. In this paper, it is understood that journalism ...
The purpose of this research is to identify how the robot anchors‘ lack of emotional expressions works in the creation of senses in chinese news products. Thereunto, I analysed the performance of three robot anchors used by China‘s state news agency Xinhua: Ai Anchor, Xin Xiaohao and Xin Xiaomeng, released in 2018 and 2019. The Discourse Analysis was the chosen methodology to analyse the construction of senses from the robot anchors‘ performances. In this paper, it is understood that journalism is a construction and that credibility is a negotiation between anchor and audience; I bring television news‘ techniques as a reference to explain the occupation of anchor and the emotion as constitutive of cognition and rationality. Technology has always molded journalism and it‘s formats, but the robot anchors yet arouse more interest as technique than as communicative interaction: mouth movements are unnatural and out of sync with the speech; their voices are mechanic and emotionless; their eyes are empty and lifeless; their bodies have limited and artificial movements: they are missing characteristics that put the information given by the anchor in a stand out position, because the robots‘ lack of emotion ends up not establishing ties that allow to build trust and credibility. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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