Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Patrícia da Silva Campelopt_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T04:42:55Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229651pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de pesquisa que se dispõe a investigar como o letramento em língua estrangeira é possível através da utilização de ferramentas digitais que propiciem análise e produção coletiva do gênero textual fanfiction. O propósito é observar de que modo o ambiente digital pode ser um meio potencializador de aprendizagem através de tarefas apoiadas na utilização de um minerador de texto e de um editor de texto coletivo como recursos mediadores da produção escrita. Pretende-se investigar como aprendizes de língua estrangeira lidam, através dessas ferramentas digitais, com o processo de criação colaborativa de textos fanfiction. Desse modo, espera-se observar a utilização de ferramentas digitais que sustentem a produção textual, utilizando-se de um gênero característico da web, fanfiction, como proposta textual.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims at presenting a research proposal which is supposed to investigate how foreign language literacy can be fostered through the use of digital tools that provide analysis and collaborative production of a textual genre known as fanfiction. It is examined the way a task can promote literacy in the digital environment, supported by the following resources: a digital tool for collaborative text edition and a text mining tool. The goal is to examine how foreign language learners deal with the process of creating fanfictions collaboratively by using those digital means. The purpose, therefore, is to observe the use of digital tools which support text production, throughout the creation of a typical textual genre from the internet, fanfiction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), [10 p.]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCooperative writingen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectText miningen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectFanfictionen
dc.titleO papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfictionpt_BR
dc.title.alternativeThe role of digital tools in the literacy process through narratives fanfiction en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000823123pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples