Mostrar el registro sencillo del ítem
O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction
dc.contributor.author | Costa, Patrícia da Silva Campelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Reategui, Eliseo Berni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T04:42:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/229651 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de pesquisa que se dispõe a investigar como o letramento em língua estrangeira é possível através da utilização de ferramentas digitais que propiciem análise e produção coletiva do gênero textual fanfiction. O propósito é observar de que modo o ambiente digital pode ser um meio potencializador de aprendizagem através de tarefas apoiadas na utilização de um minerador de texto e de um editor de texto coletivo como recursos mediadores da produção escrita. Pretende-se investigar como aprendizes de língua estrangeira lidam, através dessas ferramentas digitais, com o processo de criação colaborativa de textos fanfiction. Desse modo, espera-se observar a utilização de ferramentas digitais que sustentem a produção textual, utilizando-se de um gênero característico da web, fanfiction, como proposta textual. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims at presenting a research proposal which is supposed to investigate how foreign language literacy can be fostered through the use of digital tools that provide analysis and collaborative production of a textual genre known as fanfiction. It is examined the way a task can promote literacy in the digital environment, supported by the following resources: a digital tool for collaborative text edition and a text mining tool. The goal is to examine how foreign language learners deal with the process of creating fanfictions collaboratively by using those digital means. The purpose, therefore, is to observe the use of digital tools which support text production, throughout the creation of a typical textual genre from the internet, fanfiction. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), [10 p.] | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cooperative writing | en |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual | pt_BR |
dc.subject | Text mining | en |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Fanfiction | en |
dc.title | O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction | pt_BR |
dc.title.alternative | The role of digital tools in the literacy process through narratives fanfiction | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000823123 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39951)Ciencias Humanas (6878)