Fatores de influência para utilização de sistema de entregas via lockers - armários inteligentes
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A utilização de Lockers para recebimento de encomendas oriundas de e-commerce tem apresentado crescimento no Brasil, apoiando-se em casos de sucesso de outros países, em que estudos indicam boa aceitação do mercado ao novo serviço e suas necessidades para atingir as populações alvo do estudo. No Brasil não se possui muitas informações na literatura nacional referente à utilização de armários inteligentes no mercado nacional. Assim, este estudo analisa as opiniões e motivações dos usuários do se ...
A utilização de Lockers para recebimento de encomendas oriundas de e-commerce tem apresentado crescimento no Brasil, apoiando-se em casos de sucesso de outros países, em que estudos indicam boa aceitação do mercado ao novo serviço e suas necessidades para atingir as populações alvo do estudo. No Brasil não se possui muitas informações na literatura nacional referente à utilização de armários inteligentes no mercado nacional. Assim, este estudo analisa as opiniões e motivações dos usuários do serviço, para identificar e entender as necessidades de potenciais novos utilizadores. Adicionalmente, procura entender as alterações nas rotinas de compras on-line e presenciais em função da pandemia de COVID-19. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário no contexto brasileiro , analisados os dados de forma descritiva e inferencial e estimados modelos de escolha discreta para analisar as características dos indivíduos que influenciam na utilização do sistema. Os resultados indicam um crescimento de aproximadamente 73% no e-commerce nacional no ano de 2020, que pode ser um reflexo irreversível da pandemia de COVID-19. O Brasil já possui capacidade de atender parte da população com os Lockers instalados até o momento e indica espaço para o crescimento dos mesmos, sendo a localidade de instalação dos equipamentos um dos principais fatores para a utilização. Aspectos sobre volumes de compras on-line e presenciais antes e durante a pandemia também se mostraram relevantes na tendência a utilizar o serviço, indicando que usuários mais frequentes de compras on-line antes da pandemia tendem a utilizar menos que os usuários pouco frequentes do e-commerce. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
-
TCC Engenharias (5789)
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