Show simple item record

dc.contributor.authorRossetti, Gislainept_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorRosas, Fátima Weberpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-31T04:21:57Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226329pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata da análise das relações interpessoais de grupos no contexto virtual. Seu objetivo principal é refletir sobre a importância da estrutura social e sua influência nas interações entre pares, estabelecidas em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). É apresentado um levantamento teórico sobre a estrutura e o funcionamento de grupos no contexto educacional. A metodologia empregada foi um estudo de caso piloto. Para a coleta de dados, foram mapeadas as interações que ocorreram através das funcionalidades Fórum e Contatos do AVA ROODA em uma disciplina de graduação, ministrada a distância. Como resultado, apresenta-se a análise das relações interpessoais de grupos de alunos e um mapeamento destas em forma de gráfico através de uma funcionalidade desenvolvida para este ambiente, intitulada Mapa Social.pt_BR
dc.description.abstractThis article deals with the analysis of interpersonal relationships between groups in the virtual context. Its main objective is to reflect about the importance of the social structure and its influence on peer interactions in a virtual learning environment (VLE). A theoretical survey of the structure and the working groups in the educational context is shown. The methodology for this research was a pilot case study. The interactions mapped in Forum and Contacts intro the Education Platform called ROODA to collect the data in a subject taught at a distance learning. As a result, we present the analysis of interpersonal relationships of groups of students and a mapping of these as a graph through a feature developed for this environment, entitled Social Map.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 13, n. 1 (jul. 2015), 10 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectInterpersonal relationshipsen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.titleTrabalho em grupo na educação a distância : um foco na organização das relações e estrutura socialpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000973513pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record