Trabalho em grupo na educação a distância : um foco na organização das relações e estrutura social
Visualizar/abrir
Data
2015Tipo
Resumo
Este artigo trata da análise das relações interpessoais de grupos no contexto virtual. Seu objetivo principal é refletir sobre a importância da estrutura social e sua influência nas interações entre pares, estabelecidas em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). É apresentado um levantamento teórico sobre a estrutura e o funcionamento de grupos no contexto educacional. A metodologia empregada foi um estudo de caso piloto. Para a coleta de dados, foram mapeadas as interações que ocorreram atr ...
Este artigo trata da análise das relações interpessoais de grupos no contexto virtual. Seu objetivo principal é refletir sobre a importância da estrutura social e sua influência nas interações entre pares, estabelecidas em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). É apresentado um levantamento teórico sobre a estrutura e o funcionamento de grupos no contexto educacional. A metodologia empregada foi um estudo de caso piloto. Para a coleta de dados, foram mapeadas as interações que ocorreram através das funcionalidades Fórum e Contatos do AVA ROODA em uma disciplina de graduação, ministrada a distância. Como resultado, apresenta-se a análise das relações interpessoais de grupos de alunos e um mapeamento destas em forma de gráfico através de uma funcionalidade desenvolvida para este ambiente, intitulada Mapa Social. ...
Abstract
This article deals with the analysis of interpersonal relationships between groups in the virtual context. Its main objective is to reflect about the importance of the social structure and its influence on peer interactions in a virtual learning environment (VLE). A theoretical survey of the structure and the working groups in the educational context is shown. The methodology for this research was a pilot case study. The interactions mapped in Forum and Contacts intro the Education Platform cal ...
This article deals with the analysis of interpersonal relationships between groups in the virtual context. Its main objective is to reflect about the importance of the social structure and its influence on peer interactions in a virtual learning environment (VLE). A theoretical survey of the structure and the working groups in the educational context is shown. The methodology for this research was a pilot case study. The interactions mapped in Forum and Contacts intro the Education Platform called ROODA to collect the data in a subject taught at a distance learning. As a result, we present the analysis of interpersonal relationships of groups of students and a mapping of these as a graph through a feature developed for this environment, entitled Social Map. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 13, n. 1 (jul. 2015), 10 f.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39559)Ciências Humanas (6795)
Este item está licenciado na Creative Commons License