“O colonialismo era meu pai” : memórias da infância e da adolescência em romances portugueses contemporâneos
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese tem como foco a análise das configurações das memórias da infância e da adolescência em romances portugueses contemporâneos e sua relação com o discurso histórico oficial. Considerando a preponderância da memória pela perspectiva infantil/adolescente na ficção portuguesa contemporânea, bem como a relação dos sujeitos que lembram com o colonialismo português, foram elencados quatro romances para o corpus desta pesquisa: O nosso reino (2004), de Valter Hugo Mãe, O retorno (2012), de Dul ...
Esta tese tem como foco a análise das configurações das memórias da infância e da adolescência em romances portugueses contemporâneos e sua relação com o discurso histórico oficial. Considerando a preponderância da memória pela perspectiva infantil/adolescente na ficção portuguesa contemporânea, bem como a relação dos sujeitos que lembram com o colonialismo português, foram elencados quatro romances para o corpus desta pesquisa: O nosso reino (2004), de Valter Hugo Mãe, O retorno (2012), de Dulce Maria Cardoso, Caderno de memórias coloniais (2009), de Isabela Figueiredo, e A árvore das palavras (1997), de Teolinda Gersão. Tendo como narradores crianças/adolescentes ou adultos que relembram essas fases da vida, esses romances enfatizam o processo de formação desses sujeitos em um momento tão violento da história, como é o colonialismo, em Portugal, Angola e Moçambique. A importância dessa abordagem está no fato de esses sujeitos não terem legitimação no âmbito da circulação dos discursos, o que configura suas memórias como subterrâneas (POLLAK, 1989), e no fato de esse momento da história ainda ser silenciado no que diz respeito à esfera pública portuguesa. Nesse sentido, tem-se como hipótese o fato de que essas memórias, por serem de sujeitos ainda menos condicionados a um sistema social disciplinar, possibilitam um olhar outro sobre o colonialismo, que tende a ser menos automatizado em relação ao olhar do adulto. Como aporte teórico, utilizam-se os estudos crítico-teóricos de pesquisadores como Maurice Halbwachs, Michael Pollak, Phillip Ariès, Colin Heywood, Contardo Calligaris, Michel Foucault, Albert Memmi, Dipesh Chakrabarty, Homi Bhabha, Boaventura de Sousa Santos, Stuart Hall, Margarida Calafate Ribeiro, Grada Kilomba, David Le Breton, Doreen Massey, entre outros. Os resultados indicam a importância dessas memórias para realizar uma rasura no discurso histórico oficial, possibilitando o tensionamento entre diferentes narrativas, a sensibilização proporcionada por uma ignorância mobilizadora e a insubordinação de quem desperta para a injustiça e não a aceita. ...
Abstract
This research focuses on the analysis of the configurations of childhood and adolescence memories in contemporary Portuguese novels and their relationship with the official historical discourse. Considering the preponderance of memory from the perspective of children / adolescents in contemporary Portuguese fiction, as well as the relationship of subjects that resemble Portuguese colonialism, four novels were listed for the corpus of this research: O nosso reino (2004), by Valter Hugo Mãe, O re ...
This research focuses on the analysis of the configurations of childhood and adolescence memories in contemporary Portuguese novels and their relationship with the official historical discourse. Considering the preponderance of memory from the perspective of children / adolescents in contemporary Portuguese fiction, as well as the relationship of subjects that resemble Portuguese colonialism, four novels were listed for the corpus of this research: O nosso reino (2004), by Valter Hugo Mãe, O retorno (2012), by Dulce Maria Cardoso, Caderno de memórias coloniais (2009), by Isabela Figueiredo, and A árvore das palavras (1997), by Teolinda Gersão. Having as narrators children / adolescents or adults who remember these phases of life, these novels emphasize the process of forming these subjects at such a violent moment in history, as is colonialism, in Portugal, Angola and Mozambique. The importance of this approach lies in the fact that these subjects do not have legitimacy within the scope of the circulation of discourses, which configures their memories as underground (POLLAK, 1989), and in the fact that this moment in history is still silenced with regard to Portuguese public sphere. In this sense, it is hypothesized that these memories, being of subjects even less conditioned to a social disciplinary system, allow a different look at colonialism, which tends to be less automated in relation to the look of the adult. As theoretical background, the critical-theoretical studies of researchers such as Maurice Halbwachs, Michael Pollak, Phillip Ariès, Colin Heywood, Contardo Calligaris, Michel Foucault, Albert Memmi, Dipesh Chakrabarty, Homi Bhabha, Boaventura de Sousa Santos, Stuart Hall, Margarida Calafate Ribeiro, Grada Kilomba, David Le Breton, Doreen Massey, among others, are used. The results indicate the importance of these memories to scratch the official historical discourse, allowing the tension between different narratives, the sensitization provided by a mobilizing ignorance and the insubordination of those who awaken to injustice and do not accept it. ...
Resumen
Esta tesis tiene como enfoque el análisis de las configuraciones de la infancia y la adolescencia en las novelas portuguesas contemporáneas y su relación con el discurso histórico oficial. Teniendo en cuenta la preponderancia de la memoria desde la perspectiva infantil/adolescente en la ficción portuguesa contemporánea, así como la relación de los sujetos que recuerdan con el colonialismo portugués, cuatro novelas fueron seleccionadas para el corpus de esta investigación: O nosso reino (2004), ...
Esta tesis tiene como enfoque el análisis de las configuraciones de la infancia y la adolescencia en las novelas portuguesas contemporáneas y su relación con el discurso histórico oficial. Teniendo en cuenta la preponderancia de la memoria desde la perspectiva infantil/adolescente en la ficción portuguesa contemporánea, así como la relación de los sujetos que recuerdan con el colonialismo portugués, cuatro novelas fueron seleccionadas para el corpus de esta investigación: O nosso reino (2004), de Valter Hugo Mãe, O retorno (2012), de Dulce Maria Cardoso, Caderno de memórias coloniais (2009), de Isabela Figueiredo, y A árvore das palavras (1997), de Teolinda Gersão. Teniendo como narradores niños/adolescentes o adultos que recuerdan estas fases de la vida, estas novelas enfatizan el proceso de formación de estos temas en un momento tan violento de la historia, como es el colonialismo, en Portugal, Angola y Mozambique. La importancia de este abordaje radica en el hecho de que estos sujetos no tienen legitimidad en el ámbito de la circulación de discursos, lo que configura sus memorias como subterráneas (POLLAK, 1989), y en el hecho de que este momento de la historia todavía está silenciado con respecto a la esfera pública portuguesa. En este sentido, se tiene la hipótesis de que estas memorias, debido a que son sujetos aún menos condicionados a un sistema social disciplinario, posibilitan otra mirada al colonialismo, que tiende a ser menos automatizada en relación con la mirada del adulto. Como contribución teórica, se utilizan los estudios crítico-teóricos de investigadores como Maurice Halbwachs, Michael Pollak, Phillip Ariès, Colin Heywood, Contardo Calligaris, Michel Foucault, Albert Memmi, Dipesh Chakrabarty, Homi Bhabha, Boaventura de Sousa Santos, Stuart Hall, Margarida Calafate Ribeiro, Grada Kilomba, David Le Breton, Doreen Massey, entre otros. Los resultados indican la importancia de estas memorias para realizar una borradura en el discurso histórico oficial, posibilitando la tensión entre las diferentes narrativas, la sensibilización proporcionada por una ignorancia movilizadora y la insubordinación de aquellos que despiertan a la injusticia y no la aceptan. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2877)Letras (1771)
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