Mostrar registro simples

dc.contributor.authorManfroi, Waldomiro Carlospt_BR
dc.contributor.authorMachado, Carmen Lúcia Bezerrapt_BR
dc.contributor.authorPetersen, Ana Maria de Barrospt_BR
dc.contributor.authorSpina, Maria Julia Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-27T04:22:27Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn0066-782Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226250pt_BR
dc.description.abstracto ensino de cardiologia, levada a efeito por alguns professores da FAMED/UFRGS, com o propósito de dinamizar as atividades docentes e discentes, visando uma aprendizagem mais efetiva. O programa destina-se aos alunos do 5° semestre do Curso de Medicina e pretende uma mudança de comportamento de professores e alunos, a fim de promover maior interação, oportunizar trocas, facilitar o processo de ensino aprendizagem, mantendo, sempre, o paciente como centro da ação médica. Métodos - O programa enfatiza o desenvolvimento das atividades por meio da explicitação de objetivos gerais e específicos de cada atividade a ser desenvolvida pelo aluno, com estágios na área de internação do serviço de cardiologia, dando ênfase especial à mudança de comportamento nas áreas cognitiva, motora, afetiva e atitude. A área de conhecimento foi desenvolvida por meio de seminários interativos com o emprego de testes iniciais e finais de avaliação para identificar o desempenho do aluno e do professor. Os alunos foram avaliados de modo imediato, contínuo e progressivo, nas suas atividades diárias e pela comparação da prova de entrada e de saída, elaborada com as mesmas questões. Resultados - Foram avaliados, sistematicamente, 560 alunos durante quatro anos. Os valores dos 244 seminários foram para o pré-testes 7,38±1,66 e para os pós-teste 9,17±0,82 (p<0,0001). Nas provas de entrada e de saída os valores foram, respectivamente, 5,61±1,61 e 9,37± 0,90 (<0,0001). Conclusão - O programa mostrou-se eficiente para a aprendizagem do aluno e para avaliar seu desempenho de forma sistemática e objetiva.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofArquivos brasileiros de cardiologia. São Paulo. Vol. 78, n. 3 (2002), p. 271-275.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectCardiologiapt_BR
dc.titleNecessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000314439pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples