Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação
dc.contributor.author | Manfroi, Waldomiro Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Carmen Lúcia Bezerra | pt_BR |
dc.contributor.author | Petersen, Ana Maria de Barros | pt_BR |
dc.contributor.author | Spina, Maria Julia Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-27T04:22:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0066-782X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/226250 | pt_BR |
dc.description.abstract | o ensino de cardiologia, levada a efeito por alguns professores da FAMED/UFRGS, com o propósito de dinamizar as atividades docentes e discentes, visando uma aprendizagem mais efetiva. O programa destina-se aos alunos do 5° semestre do Curso de Medicina e pretende uma mudança de comportamento de professores e alunos, a fim de promover maior interação, oportunizar trocas, facilitar o processo de ensino aprendizagem, mantendo, sempre, o paciente como centro da ação médica. Métodos - O programa enfatiza o desenvolvimento das atividades por meio da explicitação de objetivos gerais e específicos de cada atividade a ser desenvolvida pelo aluno, com estágios na área de internação do serviço de cardiologia, dando ênfase especial à mudança de comportamento nas áreas cognitiva, motora, afetiva e atitude. A área de conhecimento foi desenvolvida por meio de seminários interativos com o emprego de testes iniciais e finais de avaliação para identificar o desempenho do aluno e do professor. Os alunos foram avaliados de modo imediato, contínuo e progressivo, nas suas atividades diárias e pela comparação da prova de entrada e de saída, elaborada com as mesmas questões. Resultados - Foram avaliados, sistematicamente, 560 alunos durante quatro anos. Os valores dos 244 seminários foram para o pré-testes 7,38±1,66 e para os pós-teste 9,17±0,82 (p<0,0001). Nas provas de entrada e de saída os valores foram, respectivamente, 5,61±1,61 e 9,37± 0,90 (<0,0001). Conclusão - O programa mostrou-se eficiente para a aprendizagem do aluno e para avaliar seu desempenho de forma sistemática e objetiva. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Arquivos brasileiros de cardiologia. São Paulo. Vol. 78, n. 3 (2002), p. 271-275. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Cardiologia | pt_BR |
dc.title | Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000314439 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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