Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil
dc.contributor.author | Souza, João Batista Lima de | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Marcelo de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.author | Icle, Gilberto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T04:10:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1068-2341 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/226205 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto analisa o perfil de egresso dos cursos universitários de graduação em dança do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Problematiza-se um enunciado recorrente em tais documentos, qual seja, a promessa de que a união entre arte e docência garantiria um futuro profissional melhor adequado ao mundo do trabalho. Tal análise se baseia na ideia de prática discursiva de Michel Foucault e, a partir dela, discute diversos conceitos com o intuito de compreender as formações e atravessamentos que podem ser lidos nos documentos analisados. A noção principal de não dicotomização entre arte e docência é explorada no interior da análise com especial atenção aos movimentos discursivos ali presentes. | pt_BR |
dc.description.abstract | The following paper analyses the profile of alumni from undergraduate dance programmes in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. We problematise a recurring statement in such documents, that is, the promise that the combination of art and education would guarantee a better professional outlook, appropriate to the world of work. This analysis relies on Michel Foucault's ideas of discursive practice and discusses several concepts in order to understand the education and interrelations which can be read in the documents analysed. The main notion of non-dichotomization between art and teaching is explored in the analysis, with special attention to the discursive movements found therein. | en |
dc.description.abstract | Este texto analiza el perfil de sus egresados de cursos universitarios de pregrado danza del Estado de Rio Grande do Sul, Brasil. Se coloca el solicitante en tales documentos, quees la promesa de que la unión entre el arte y la enseñanza sería garantía de un futuro profesional más adecuado para el mundo del trabajo. Este análisis se basa en la idea de práctica discursiva de Michel Foucault y, desde él, analiza diversos conceptos para entender las formaciones y cruces que se pueden leer en los documentos analizados. El concepto principal de la dicotomización entre el arte y la enseñanza se explotan dentro del análisis con especial atención a los movimientos discursivos allí presentes. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Tempe. 2015. Vol. 23, n. 77 (2015), p. 1-26 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Art | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Dance | en |
dc.subject | Discourse | en |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Arte | en |
dc.subject | Danza | en |
dc.subject | Discurso | en |
dc.subject | Educación | en |
dc.subject | Formación del personal docente | en |
dc.title | Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Between art and teaching : a study on the profile of alumni from undergraduate dance programmes in southern Brazil | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000997041 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)
-
Journal Articles (40281)