Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, João Batista Lima dept_BR
dc.contributor.authorPereira, Marcelo de Andradept_BR
dc.contributor.authorIcle, Gilbertopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-26T04:10:10Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1068-2341pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226205pt_BR
dc.description.abstractO presente texto analisa o perfil de egresso dos cursos universitários de graduação em dança do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Problematiza-se um enunciado recorrente em tais documentos, qual seja, a promessa de que a união entre arte e docência garantiria um futuro profissional melhor adequado ao mundo do trabalho. Tal análise se baseia na ideia de prática discursiva de Michel Foucault e, a partir dela, discute diversos conceitos com o intuito de compreender as formações e atravessamentos que podem ser lidos nos documentos analisados. A noção principal de não dicotomização entre arte e docência é explorada no interior da análise com especial atenção aos movimentos discursivos ali presentes.pt_BR
dc.description.abstractThe following paper analyses the profile of alumni from undergraduate dance programmes in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. We problematise a recurring statement in such documents, that is, the promise that the combination of art and education would guarantee a better professional outlook, appropriate to the world of work. This analysis relies on Michel Foucault's ideas of discursive practice and discusses several concepts in order to understand the education and interrelations which can be read in the documents analysed. The main notion of non-dichotomization between art and teaching is explored in the analysis, with special attention to the discursive movements found therein.en
dc.description.abstractEste texto analiza el perfil de sus egresados de cursos universitarios de pregrado danza del Estado de Rio Grande do Sul, Brasil. Se coloca el solicitante en tales documentos, quees la promesa de que la unión entre el arte y la enseñanza sería garantía de un futuro profesional más adecuado para el mundo del trabajo. Este análisis se basa en la idea de práctica discursiva de Michel Foucault y, desde él, analiza diversos conceptos para entender las formaciones y cruces que se pueden leer en los documentos analizados. El concepto principal de la dicotomización entre el arte y la enseñanza se explotan dentro del análisis con especial atención a los movimientos discursivos allí presentes.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofArquivos Analíticos de Políticas Educativas. Tempe. 2015. Vol. 23, n. 77 (2015), p. 1-26pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArten
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectArteen
dc.subjectDanzaen
dc.subjectDiscursoen
dc.subjectEducaciónen
dc.subjectFormación del personal docenteen
dc.titleEntre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeBetween art and teaching : a study on the profile of alumni from undergraduate dance programmes in southern Brazilen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000997041pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record