Ensino de história : lã, cetim, veludo, forma e conteúdo
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Data
2012Autor
Tipo
Resumo
O artigo problematiza as relações entre as mídias e as práticas pedagógicas do ensino de história, tratando das maneiras contemporâneas de lidarmos com os saberes e os novos modos de interação social, de falar, de escrever, de pensar os outros e a nós mesmos. Enfoca o ensino como possibilidade de comunicação entre sujeitos com experiências singulares e repertórios culturais diversos, ao examinar as mídias e as tecnologias da informação como potencializadoras desses processos. Propõe um ponto de ...
O artigo problematiza as relações entre as mídias e as práticas pedagógicas do ensino de história, tratando das maneiras contemporâneas de lidarmos com os saberes e os novos modos de interação social, de falar, de escrever, de pensar os outros e a nós mesmos. Enfoca o ensino como possibilidade de comunicação entre sujeitos com experiências singulares e repertórios culturais diversos, ao examinar as mídias e as tecnologias da informação como potencializadoras desses processos. Propõe um ponto de convergência na temática, a partir da indissociabilidade entre forma e conteúdo, como criações humanas e contingentes produtores de sensibilidades e engendrados em relações de poder. Na perspectiva do consumo não passivo, fi nalmente interroga sobre as formas como os jovens se conectam às mídias e às aulas de História. ...
Abstract
The article discusses the relationship between the media and the pedagogical practices of history teaching, dealing with contemporary ways we relate to knowledge, new forms of social interaction, to speak, to write, to think about others and ourselves . Focuses on education as a possibility of communication between individuals with unique experiences and diverse cultural repertoires, thinking media and information technology as a potentiating these processes. Proposes a focal point in the analy ...
The article discusses the relationship between the media and the pedagogical practices of history teaching, dealing with contemporary ways we relate to knowledge, new forms of social interaction, to speak, to write, to think about others and ourselves . Focuses on education as a possibility of communication between individuals with unique experiences and diverse cultural repertoires, thinking media and information technology as a potentiating these processes. Proposes a focal point in the analysis of media and the teaching of history, considering them from the inseparability of form and content, as contingent human creations, producers and sensitivities engendered in relations of power, explaining as consumption practices that become as they are appropriated by subject in relationship. Consumer’s perspective not passive, fi nally asks about our access to ways in which young people relate to the media and with the lessons of history. ...
Contido em
Aedos : revista do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS. Porto Alegre, RS. Vol. 4 , n. 11 (set. 2012), p. 71-83
Origem
Nacional
Coleções
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Artigos de Periódicos (40503)Ciências Humanas (7005)
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