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dc.contributor.authorGaspar, Maria Ivonept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Isolinapt_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-24T04:11:10Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226031pt_BR
dc.description.abstractO processo de desenvolvimento de uma turma de um curso de mestrado oferecido na modalidade online e na perspectiva de criação de uma comunidade de aprendizagem conduziu-nos à análise das interacções no módulo destinado à socialização dos estudantes, visando identificar as características do grupo que se ia constituindo. Dentro deste espaço a opção recaiu sobre um tópico de natureza não formal, pelo que está isento de qualquer princípio estruturante – o café (aqui designado por Ciberc@fe). Na presente comunicação, após uma ‘introdução’, que permitirá contextualizar a turma como o espaço da investigação desenvolvida, traça-se um quadro teórico, suportado, fundamentalmente, nos estudos de Étienne Wenger. Depois, apresenta-se o resultado da análise das interacções do grupo seleccionado e no espaço referido. Por fim, na sequência desta análise afigura-se que, num primeiro momento, a turma se identificou como uma ‘comunidade de prática’, para, a seguir, evoluir para uma comunidade que tem um objectivo comum: aprendizagens pré-definidas. Evidenciam-se as características da comunidade de prática, admitidas como o suporte da comunidade de aprendizagem.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jan. 2012), 9 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleO ciberc@fe na construção de uma comunidade de aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000939502pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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