A poética musical de Sophia de Mello Breyner Andresen
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Na perspectiva da pós-modernidade, da área da literatura portuguesa e a dos estudos interartes, esta dissertação visa aprofundar o estudo sobre os elementos fundamentais do poema, que são comuns à música, com intuito de evidenciar as especificidades estéticas da produção poética de Sophia de Mello Breyner Andresen. A partir do pressuposto de que a interação da literatura com música se legítima tanto nas correlações históricas quanto nas análises músico-linguísticas ou semióticas e nas músico-li ...
Na perspectiva da pós-modernidade, da área da literatura portuguesa e a dos estudos interartes, esta dissertação visa aprofundar o estudo sobre os elementos fundamentais do poema, que são comuns à música, com intuito de evidenciar as especificidades estéticas da produção poética de Sophia de Mello Breyner Andresen. A partir do pressuposto de que a interação da literatura com música se legítima tanto nas correlações históricas quanto nas análises músico-linguísticas ou semióticas e nas músico-literárias, assim como na dimensão filosófica do fenômeno artístico, o trabalho oferece subsídios proveitosos para o estudo analítico do poema contemporâneo em língua portuguesa. Ao traçar o percurso histórico interartístico, destaca-se a história da música, partindo sempre dos pontos em comum com a literatura em direção à poesia portuguesa. Este primeiro movimento define que os elementos fundamentais do poema, comuns à música, são elementos poético-musicais, bem como mostra que a lírica da autora influencia a composição musical, estando presente na música vocal portuguesa e brasileira, e que a escritora assume a direção inversa, inspirando-se na música para sua criação poética. O segundo movimento, valendo-se de sustentação na fortuna crítica, examina as aproximações que constituem o poema de Sophia Andresen. A pesquisa tem como corpus treze poemas, retirados de Obra poética (Caminho, 1990-1991). A análise revela que a música está vinculada à lírica tanto quanto aos elementos comuns entre elas e a uma teoria sophiana, assim como em nível de audição, envolvendo, sobretudo, a musa também entendida como impulso subconsciente da poeta, como inspiração. A interação histórica fundamenta-se em Hegel ([1842] 2004), Bowra (1962), Langer (1980), Wisnik (1989; 2017), Piva (1990), Carpeaux (1970; 1999), Candé (2001a; 2001b), Oliveira (2002), Nery (2004) e Grout e Palisca (2007) e Paz (2012). Os elementos poético-musicais baseiam-se nos estudos literários de Proença (1955), Bosi (2000), Candido (2006), e nos estudos musicais de Kiefer (1985; 1987) e Bennett (1986; 1998). Já a análise poética principia com base em Martelo (2001; 2005) e, posteriormente, Chociay (1974) e Goldstein (2005). O trabalho demonstra que o ritmo é o elemento vital do poema; que tanto o ritmo musical como o metro poético refletem o caráter lírico da poeta; que o som e o verso de Sophia aproximam-se da oralidade e do gênero da canção e expressam a função de recolhimento do canto, tal como lhe advém ou é escutado. Constata-se também que o tema e o conteúdo musical de vocábulos são recorrentes em sua obra lírica. O poema musical é entendido, portanto, na presença de um tratamento melódico silábico, de elementos poético-musicais, na semelhança dos temas e na dimensão auditiva, que explicitam a visão de mundo da escritora. ...
Abstract
In the perspective of postmodernity, in the area of Portuguese literature and of inter-art studies, this dissertation aims to deepen the study on the fundamental elements of the poem, which are common to music, in order to highlight the aesthetic specificities of Sophia de Mello Breyner Andresen's poetic production. Based on the assumption that the interaction of literature with music is legitimized both in historical correlations and in music-linguistic or semiotic analyzes and in music-litera ...
In the perspective of postmodernity, in the area of Portuguese literature and of inter-art studies, this dissertation aims to deepen the study on the fundamental elements of the poem, which are common to music, in order to highlight the aesthetic specificities of Sophia de Mello Breyner Andresen's poetic production. Based on the assumption that the interaction of literature with music is legitimized both in historical correlations and in music-linguistic or semiotic analyzes and in music-literary analyzes, as well as in the philosophical dimension of the artistic phenomenon, this work offers useful subsidies for analytical study of contemporary poetry in Portuguese. When tracing the inter-artistic historical path, the history of music stands out, always starting from common points between literature and Portuguese poetry. This first movement defines that the fundamental elements of the poem, common to music, are poetic-musical elements, as well as shows that the author's lyric influences musical composition, being present in Portuguese and Brazilian vocal music, and that the writer also assumes the direction conversely, taking inspiration from music for her poetic creation. The second movement, using support from critical fortune, examines the approximations that constitute Sophia Andresen's poetry. The research corpus is comprised of thirteen poems, taken from Obra poética (Caminho, 1990-1991). The analysis reveals that music is linked to the lyric as much as to the common elements between them and to a Sophian theory, as well as in terms of hearing, involving, above all, the muse, also understood as the poet's subconscious impulse, as inspiration. Historical interaction is based on Hegel ([1842] 2004), Bowra (1962), Langer (1980), Wisnik (1989; 2017), Piva (1990), Carpeaux (1970; 1999), Candé (2001a; 2001b), Oliveira (2002), Nery (2004), Grout and Palisca (2007), and Paz (2012). Poetic-musical elements are based on the literary studies of Proença (1955), Bosi (2000), Candido (2006), and in the musical studies of Kiefer (1985; 1987) and Bennett (1986; 1998). Poetic analysis starts with Martelo (2001; 2005) and, later, Chociay (1974) and Goldstein (2005). The work demonstrates that rhythm is the vital element of the poem; that both musical rhythm and poetic meter reflect the poet's lyrical character; that Sophia's sound and verse are close to the orality and genre of song and express the function of recollection of melody, as it comes or is heard. It also finds that the theme and the musical content of words are recurrent in her lyrical work. The musical poem is understood, therefore, in the presence of a syllabic melodic usage, of poetic-musical elements, in the similarity of the themes and in the auditory dimension, which explain the writer's worldview. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2895)Letras (1781)
Este item está licenciado na Creative Commons License