Mulheres e matizes : cativeiros sociais em As dozes cores do vermelho, de Helena Parente Cunha
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2021Author
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Master
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Nesta dissertação são analisadas as cinco personagens femininas do romance As doze cores do vermelho (1998), da autora baiana Helena Parente Cunha, tendo como hipótese que cada uma delas está inserida de forma direta ou indireta nos cativeiros sociais das mulheres – a partir da teoria proposta pela doutora em Antropologia Marcela Lagarde y de Los Ríos em sua obra Los cautiverios de las mujeres: madresposas, monjas, putas, presas y locas (2005). Verificando-se a efetiva relação entre as mulheres ...
Nesta dissertação são analisadas as cinco personagens femininas do romance As doze cores do vermelho (1998), da autora baiana Helena Parente Cunha, tendo como hipótese que cada uma delas está inserida de forma direta ou indireta nos cativeiros sociais das mulheres – a partir da teoria proposta pela doutora em Antropologia Marcela Lagarde y de Los Ríos em sua obra Los cautiverios de las mujeres: madresposas, monjas, putas, presas y locas (2005). Verificando-se a efetiva relação entre as mulheres e seus aprisionamentos, são observadas as particularidades inerentes a cada cativeiro, como as distintas violências enfrentadas no romance e as correlações com a sociedade não ficcional e seus espaços físicos de opressão, tais como: a casa, a escola, o ambiente de trabalho, os prostíbulos, as prisões, os hospitais psiquiátricos, entre outros. O eixo de ligação positivo entre as personagens da narrativa é a sororidade, que se apresenta como uma possibilidade de resistência e libertação do sistema patriarcal. Este estudo apoia-se no referencial teórico sustentado por Marcela Lagarde, Tânia M.P. Vasconcelos, Simone de Beauvoir, Lélia Gonzales, Maura de Freitas, entre outras. ...
Abstract
In this paper the five female characters from the novel As doze cores do vermelho (1998), by bahian author Helena Parente Cunha, are analyzed, with the hypothesis that each one is inserted directly or indirectly in women social captivity, from the theory of Antropologyst Marcela Lagarde y de Los Ríos of her book Los cautiverios de las mujeres: madresposas, monjas, putas, presas y locas (2005). Verifying the effective relation between women and their iprisonments, the inherent particularities ar ...
In this paper the five female characters from the novel As doze cores do vermelho (1998), by bahian author Helena Parente Cunha, are analyzed, with the hypothesis that each one is inserted directly or indirectly in women social captivity, from the theory of Antropologyst Marcela Lagarde y de Los Ríos of her book Los cautiverios de las mujeres: madresposas, monjas, putas, presas y locas (2005). Verifying the effective relation between women and their iprisonments, the inherent particularities are observed, such as the different violence faced in the novel and the correlations with the non-fictional society and its physical spaces of oppression, such as: the house, the school, the work environment, brothels, prisons, psychiatric hospitals, among others. And the positive link between the characters in the narrative is the sorority that presents itself as a possibility of resistance and liberation from the patriarchal system. This study is supported by the theoretical framework supported by Marcela Lagarde, Tânia M.P. Vasconcelos, Simone de Beauvoir, Lélia Gonzales, Maura de Freitas, among others. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Collections
-
Letters (1771)
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