Análise do desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental
dc.contributor.author | Braga, Elisabete Rambo | pt_BR |
dc.contributor.author | Dorneles, Beatriz Vargas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-18T04:43:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-3156 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/225853 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo. a análise do desenvolvimento do pensamento geométrico em estudantes da 8ª série, descrevendo como os níveis do casal van Hielepodem contribuir para a prática cotidiana escolar.Para tal foi aplicado um questionáriosubdividido em quatro categorias: formas e propriedades, transformação, localização e visualização. Como aporte teórico aessa investigação,foram utilizadososníveisde desenvolvimento do pensamento geométrico devan Hiele. Os dados coletados foram apreciadosmediante acategorização das respostas dos participantes. Constatou-seque os discentes devem vivenciaratividades que propiciem a elaboração de conjecturas, a validação ou a refutação das mesmas, bem como a compreensão de conceitos,visandoaoaprimoramento de seus argumentos | pt_BR |
dc.description.abstract | This article analyzedthe developmentof geometrical thinking ineightygradersto solve geometric problems. For this purpose, a questionnaire was designed withof four open questions, divided into four categories: types and properties, transformation, localization and visualization. As the theoretical framework, we used the development levels of geometric thinkingof van Hiele. The collected data were assessed by categorizing participants'answers. The resultsshow that the students should experience activities that providethe development of conjectures, validityor refutation of them, the understanding of concepts, aiming at the improvement of their arguments. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação Matemática Pesquisa. São Paulo. Vol. 13, n. 2, (2011), p. 273-289 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Spatial sense | en |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Conceito | pt_BR |
dc.subject | Geometric thinking | en |
dc.subject | Geometric concepts | en |
dc.title | Análise do desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of geometric thinking in the development of elementary school | en |
dc.title.alternative | Analysis of geometric thinkingin the development of elementary school | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000788128 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40021)Ciências Humanas (6885)