Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBraga, Elisabete Rambopt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2021-08-18T04:43:57Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1983-3156pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225853pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo. a análise do desenvolvimento do pensamento geométrico em estudantes da 8ª série, descrevendo como os níveis do casal van Hielepodem contribuir para a prática cotidiana escolar.Para tal foi aplicado um questionáriosubdividido em quatro categorias: formas e propriedades, transformação, localização e visualização. Como aporte teórico aessa investigação,foram utilizadososníveisde desenvolvimento do pensamento geométrico devan Hiele. Os dados coletados foram apreciadosmediante acategorização das respostas dos participantes. Constatou-seque os discentes devem vivenciaratividades que propiciem a elaboração de conjecturas, a validação ou a refutação das mesmas, bem como a compreensão de conceitos,visandoaoaprimoramento de seus argumentospt_BR
dc.description.abstractThis article analyzedthe developmentof geometrical thinking ineightygradersto solve geometric problems. For this purpose, a questionnaire was designed withof four open questions, divided into four categories: types and properties, transformation, localization and visualization. As the theoretical framework, we used the development levels of geometric thinkingof van Hiele. The collected data were assessed by categorizing participants'answers. The resultsshow that the students should experience activities that providethe development of conjectures, validityor refutation of them, the understanding of concepts, aiming at the improvement of their arguments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação Matemática Pesquisa. São Paulo. Vol. 13, n. 2, (2011), p. 273-289pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpatial senseen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectGeometric thinkingen
dc.subjectGeometric conceptsen
dc.titleAnálise do desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of geometric thinking in the development of elementary school en
dc.title.alternativeAnalysis of geometric thinkingin the development of elementary school en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000788128pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem