Teatro, palavra, performance : pensar a voz para além da expressão
Visualizar/abrir
Data
2011Tipo
Resumo
Este texto problematiza a questão da voz no trabalho do ator, a partir das novas configurações cênicas das últimas décadas. Parte-se da perspectiva da expressão, como dimensão a ser ultrapassada, para pensar outras possibilidades para a presença da voz no teatro. Apresenta-se a voz como materialidade, ultrapassando, assim, o nível semântico que a caracteriza. Opera-se em três blocos argumentativos. No primeiro, mostra-se a articulação da voz com a palavra. No segundo, efetivase a relação da voz ...
Este texto problematiza a questão da voz no trabalho do ator, a partir das novas configurações cênicas das últimas décadas. Parte-se da perspectiva da expressão, como dimensão a ser ultrapassada, para pensar outras possibilidades para a presença da voz no teatro. Apresenta-se a voz como materialidade, ultrapassando, assim, o nível semântico que a caracteriza. Opera-se em três blocos argumentativos. No primeiro, mostra-se a articulação da voz com a palavra. No segundo, efetivase a relação da voz na sua possibilidade de ato, portanto, como performance. Por fim, o terceiro bloco argumentativo, circunscreve a voz na sua possibilidade ética de constituição de si mesma aduzindo o elemento poético da voz em sua dimensão constitutiva e ascética. ...
Abstract
This paper discusses the voice in the work of the actor from the point of view of the new scenic configurations of the last few decades. We depart from the perspective of expression as a dimension to be overcome in order to reflect upon other possibilities for the presence of the voice in theatre. The voice is presented as materiality, thus, going beyond the semantic level that characterizes it. We operate in three argumentative blocks. In the first, we show the articulation between the voice a ...
This paper discusses the voice in the work of the actor from the point of view of the new scenic configurations of the last few decades. We depart from the perspective of expression as a dimension to be overcome in order to reflect upon other possibilities for the presence of the voice in theatre. The voice is presented as materiality, thus, going beyond the semantic level that characterizes it. We operate in three argumentative blocks. In the first, we show the articulation between the voice and the word. In the second, the relationship of the voice in its possibility to act, as performance, is effected. Finally, the third argumentative block circumscribes the voice in its ethical potentiality for the constitution of oneself, adducing the poetic element of the voice in its constitutive and ascetic dimension. ...
Contido em
Repertório teatro & dança. Vol. 14, no. 17 (2011/2), p. 129-135
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License