Motivações e expectativas das idosas com o curso "Agentes sociais de lazer"
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Tipo
Outro título
Motivation and expectations of elderly women related to the course "social agents of leisure"
Assunto
Resumo
Com o objetivo de incentivar a participação das pessoas idosas como sujeitos das ações desenvolvidas no projeto foi desenvolvido o curso “agentes sociais de lazer”. Para investigar sobre a motivação para participar do curso e a expectativa em ser agente social foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 alunas do curso. Da análise do conteúdo das entrevistas emergiram 3 categorias: a aprendizagem como motivação, o protagonismo das alunas nas ações do projeto e o significado do ser agent ...
Com o objetivo de incentivar a participação das pessoas idosas como sujeitos das ações desenvolvidas no projeto foi desenvolvido o curso “agentes sociais de lazer”. Para investigar sobre a motivação para participar do curso e a expectativa em ser agente social foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 alunas do curso. Da análise do conteúdo das entrevistas emergiram 3 categorias: a aprendizagem como motivação, o protagonismo das alunas nas ações do projeto e o significado do ser agente social. Os resultados obtidos sugerem que as pessoas idosas querem continuar aprendendo, querem participar, querem aplicar o conhecimento, querem ser reconhecidas como úteis e capazes. A vontade de aprender serviu como motivação para participarem do curso e a atuação como agente social está proporcionando a participação ativa na sociedade. ...
Abstract
In order to encourage the participation of older people as subjects of the actions developed in the project we developed the course “social agents of leisure”. In order to investigate the motivation to attend the course and expectations on being a social agent, semistructured interviews were conducted involving eight students of the course. From the analysis of the interviews emerged three categories: learning as motivation, the role of students in the project’s actions and the meaning of being ...
In order to encourage the participation of older people as subjects of the actions developed in the project we developed the course “social agents of leisure”. In order to investigate the motivation to attend the course and expectations on being a social agent, semistructured interviews were conducted involving eight students of the course. From the analysis of the interviews emerged three categories: learning as motivation, the role of students in the project’s actions and the meaning of being a social agent. The results suggest that older people want to keep learning, want to participate, they want to apply their knowledge, and they want to be recognized as useful and capable. The willingness to learn has served as motivation to attend the course and acting as the agent is providing social participation in society. ...
Contido em
Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento. Porto Alegre, RS. Vol. 16, (supl. 2011), p. 355-370
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências da Saúde (10760)
Este item está licenciado na Creative Commons License