A produção científica resultante de teses e dissertações em programas de pósgraduação em Educação Física no período de 2013 a 2017
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Outro título
Scientific production resulting from theses and dissertations in graduate programs in Physical Education in 2013-2017
La producción científica resultante de tesis y disertaciones en programas de posgrado en Educación Física en el período de 2013 a 2017
Assunto
Resumo
Este estudo objetiva apresentar uma configuração da produção científica resultante de teses e dissertações da Educação Física (EF) brasileira nos programas de pós-graduação (PPG) da Área 21 entre os anos 2013/2017. Para tal, foi realizada uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, na Plataforma Sucupira e uma análise do Relatório de Avaliação Quadrienal da Área 21. Foram identificadas 2.969 produções, sendo 2.371 dissertações de mestrado e 598 teses de doutorado. Olhando para as pr ...
Este estudo objetiva apresentar uma configuração da produção científica resultante de teses e dissertações da Educação Física (EF) brasileira nos programas de pós-graduação (PPG) da Área 21 entre os anos 2013/2017. Para tal, foi realizada uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, na Plataforma Sucupira e uma análise do Relatório de Avaliação Quadrienal da Área 21. Foram identificadas 2.969 produções, sendo 2.371 dissertações de mestrado e 598 teses de doutorado. Olhando para as produções, foi possível destacar a pluralidade e a polissemia do conhecimento na Área. Identificou-se, porém, também uma hegemonia que demonstra uma certa visão sobre uma forma específica de produzir/construir conhecimento, que é regido por aqueles que dominam o campo da EF com um maior capital científico, a subárea biodinâmica. ...
Abstract
This study describes scientific production resulting from thesis and dissertations about Brazilian Physical Education (PE) from Graduate Programs (PPGs) of Area 21, in 2013-2017. Search was conducted on CAPES Thesis & Dissertation Catalog, Sucupira Platform, and the Quadrennial Evaluation Report of Area 21 was analyzed. A total of 2,969 works was found, of which 2,371 were dissertations and 598 were PhD theses. The analysis highlighted the plurality and polysemy of knowledge in the Area, but al ...
This study describes scientific production resulting from thesis and dissertations about Brazilian Physical Education (PE) from Graduate Programs (PPGs) of Area 21, in 2013-2017. Search was conducted on CAPES Thesis & Dissertation Catalog, Sucupira Platform, and the Quadrennial Evaluation Report of Area 21 was analyzed. A total of 2,969 works was found, of which 2,371 were dissertations and 598 were PhD theses. The analysis highlighted the plurality and polysemy of knowledge in the Area, but also hegemony that shows a certain view about a certain form of producing/building knowledge, which is governed by those who dominate the PE field with greater scientific capital, that is, the Biodynamic subarea. ...
Resumen
Este estudio tiene como objetivo presentar una configuración de la producción científica resultante de tesis y disertaciones de la Educación Física (EF) Brasileña en los Programas de Posgrado (PPGs) del Área 21, entre los años 2013 y 2017. Para ello, fue realizada una búsqueda en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES, en la Plataforma Sucupira y un análisis del Informe de Evaluación Cuadrienal del Área 21. Se identificaron 2.969 producciones, de las cuales 2.371 son disertaciones de ...
Este estudio tiene como objetivo presentar una configuración de la producción científica resultante de tesis y disertaciones de la Educación Física (EF) Brasileña en los Programas de Posgrado (PPGs) del Área 21, entre los años 2013 y 2017. Para ello, fue realizada una búsqueda en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES, en la Plataforma Sucupira y un análisis del Informe de Evaluación Cuadrienal del Área 21. Se identificaron 2.969 producciones, de las cuales 2.371 son disertaciones de maestría y 598 son tesis de doctorado. En el análisis de las producciones, fue posible destacar la pluralidad y la polisemia del conocimiento en el Área, pero también identificamos una hegemonía que demuestra una cierta visión sobre una determinada forma de producir/ construir conocimiento, que se rige por aquellos que dominan el campo de la EF con un mayor capital científico, la subárea Biodinámica. ...
Contido em
Movimento. Porto Alegre. Vol. 25, e25091 (jan./dez. 2019), p. 1-16Movimento, Porto Alegre: UFRGS. Vol. 25, e25091 (jan./dez. 2019), p. 1-16
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências da Saúde (10773)
Este item está licenciado na Creative Commons License