A cor no espaço cênico além da estética : uma análise do uso da cor como elemento de linguagem no cinema
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A cor é por sua essência um elemento de transformação visual, diretamente ligado a estética de qualquer espaço cênico que se possa experimentar visualmente; seja colorido, monocromático, um acorde cromático ou até mesmo preto e branco. Mesmo não sendo um código específico do cinema, a cor está presente em qualquer produção fílmica e é considerada item fundamental no processo de edição e tratamento da imagem, dando assim corpo à estética do filme. Neste trabalho, porém, parte-se de um princípio ...
A cor é por sua essência um elemento de transformação visual, diretamente ligado a estética de qualquer espaço cênico que se possa experimentar visualmente; seja colorido, monocromático, um acorde cromático ou até mesmo preto e branco. Mesmo não sendo um código específico do cinema, a cor está presente em qualquer produção fílmica e é considerada item fundamental no processo de edição e tratamento da imagem, dando assim corpo à estética do filme. Neste trabalho, porém, parte-se de um princípio que transborda esse uso: de que a cor tem condições de afetar a ideia e mensagem de um filme, diretamente associada ao sentido da arte do cinema, atuando assim como componente de linguagem da narrativa. Com o auxílio de uma análise de similares entre quatro filmes selecionados, cujas histórias são focadas em indivíduos e suas visões de mundo, e que apresentam destaque no uso da cor, foi possível observar a composição das paletas de cores e suas relações arbitrárias dentro de cada narrativa, realizando associações de construção de sentido com o uso da cor. Percebeu-se, por exemplo, que ao utilizar cores de base se obtém novos arranjos e sentidos ao imaginário na narrativa cinematográfica, possibilitando desconstruir o significado de uma cor no senso comum ou de estudos previamente estabelecidos. A cor pode ser, portanto, componente importante da linguagem cinematográfica, ampliando sua função além da estética. ...
Abstract
The color is in its essence an element of visual transformation, directly connected to the aesthetics of every scenic space that it can be visually experienced; either colorful, monochrome, chromatic cord or black and white. Although it is not a specific cinema code, color is present in every film production and it is considered an essential point in the process of editing and treating images. In this paper, however, it is going to discuss that color may affect the idea and the message of a mov ...
The color is in its essence an element of visual transformation, directly connected to the aesthetics of every scenic space that it can be visually experienced; either colorful, monochrome, chromatic cord or black and white. Although it is not a specific cinema code, color is present in every film production and it is considered an essential point in the process of editing and treating images. In this paper, however, it is going to discuss that color may affect the idea and the message of a movie and it is directly associated with the meaning of the art of cinema. Color also works as a a component of the story's narrative. It was made an analysis of common points in four movies, whose plots are focused on individuals and their worldview. It was possible to observe the composition of color palettes and their arbitrary relations in the narratives, creating associations with the construction of meaning with the use of color. It was able to see that it is possible to deconstruct the meaning of color in the common sense when base colors are used. Color can be, therefore, an important component of movie language. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Especialização em Design Cenográfico.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License