Docências escrava e nobre : filosofia e educação
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Outro título
Slave and noble teachings : philosophy and education
Docencia esclavo y noble : filosofía y educación filosofía y educación
Assunto
Resumo
A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: ...
A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: as docências escrava e nobre. ...
Abstract
Based on Friedrich Nietzsche’s philosophical discussion about slave and noble typologies, we create slave and noble teaching as ways to foresee discussions in the education field. When developing a genealogical procedure, we tension the values that support the Pedagogy of Reality. For such analytics, we present discussions about the real discursive presence in the educational field. Therefore, we discuss ways to challenge ourselves, educators, between denying and supporting life: slave and nobl ...
Based on Friedrich Nietzsche’s philosophical discussion about slave and noble typologies, we create slave and noble teaching as ways to foresee discussions in the education field. When developing a genealogical procedure, we tension the values that support the Pedagogy of Reality. For such analytics, we present discussions about the real discursive presence in the educational field. Therefore, we discuss ways to challenge ourselves, educators, between denying and supporting life: slave and noble teaching. ...
Resumen
A partir de la discusión filosófica de Friedrich Nietzsche sobre las tipologías esclavas y nobles, compusimos las docencias esclavas y nobles como formas de ver las discusiones en el campo de la educación. Al desarrollar un procedimiento genealógico, tensionamos los valores que sustentam la Pedagogía de la Realidad. Para tal analítica, presentamos discusiones sobre la presencia discursiva de lo real en el campo educativo. De esta manera, discutimos formas para desafiar a nosotros mismos, educad ...
A partir de la discusión filosófica de Friedrich Nietzsche sobre las tipologías esclavas y nobles, compusimos las docencias esclavas y nobles como formas de ver las discusiones en el campo de la educación. Al desarrollar un procedimiento genealógico, tensionamos los valores que sustentam la Pedagogía de la Realidad. Para tal analítica, presentamos discusiones sobre la presencia discursiva de lo real en el campo educativo. De esta manera, discutimos formas para desafiar a nosotros mismos, educadores, entre negar y afirmar la vida: las docencias esclavas y nobles. ...
Contido em
Reflexão e ação. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 229-244
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39774)Ciências Humanas (6848)
Este item está licenciado na Creative Commons License