Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Luciana Nevespt_BR
dc.contributor.authorDória, Cristiano Cardozopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-06T04:41:52Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225283pt_BR
dc.description.abstractA abordagem da Educação Estatística e da Educação Matemática Crítica contribuíram para o avanço da capacidade crítica e da autonomia dos indivíduos para o pleno exercício da cidadania. Este trabalho tem como objetivo introduzir os conceitos básicos de Estatística, numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de desenvolver as competências estatísticas que são o Letramento Estatístico, o Raciocínio Estatístico e o Pensamento Estatístico dos estudantes. Neste projeto, os alunos fizeram a coleta de dados a partir da tabela nutricional, presente na maioria dos rótulos dos alimentos. Utilizando um software de planilha eletrônica, montaram tabelas e construíram gráficos estatísticos. Ao final desta pesquisa, observou-se que a planilha eletrônica contribuiu para a resolução das atividades. Os alunos conseguiram responder as questões propostas, a partir dos gráficos, realizando a interpretação das informações corretamente, demonstrando algum grau de desenvolvimento do Letramento Estatístico. O Raciocínio Estatístico da turma se mostrou estar entre os níveis verbal e transicional de Garfield. Quanto à apreensão dos conceitos das medidas resumo expostas, aparentemente seria necessário um maior tempo para trabalhar com os alunos para desenvolver as competências de forma mais consistente.Este projeto proporcionou aos estudantes o início do desenvolvimento das habilidades necessárias para uma Educação Estatística Crítica, que é muito importante para a construção de uma sociedade democrática e mais justa. O produto elaborado é uma sequência de atividades para que os professores possam realizar a introdução dos conceitos Estatísticos.pt_BR
dc.description.abstractThe approach of Statistical Education and Critical Mathematics Education contributed to the advancement of the critical capacity and autonomy of individuals for the full exercise of citizenship. This work aims to introduce the basic concepts of Statistics, in a 6th grade class of elementary school, in order to develop the statistical skills that are Statistical Literacy, Statistical Reasoning and Statistical Thinking of students. In this project, students collected data from the nutritional table, present on most food labels. Using spreadsheet software, they set up tables and built statistical graphs. At the end of this research, it was observed that the electronic spreadsheet contributed to the resolution of activities. The students were able to answer the proposed questions from the graphics, interpreting the information correctly, demonstrating some degree of development in Statistical Literacy. The class's statistical reasoning turned out to be between Garfield's verbal and transitional levels. As for the apprehension of the concepts of the exposed summary measures, it seems that more time would be needed to work with students to develop skills more consistently. This project provided students with the beginning of the development of the necessary skills for a Critical Statistical Education, which is very important for the construction of a democratic and fairer society. The product developed is a sequence of activities so that teachers can introduce statistical concepts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
dc.subjectStatistical Educationen
dc.subjectEstatística : Ensino fundamental : Anos finaispt_BR
dc.subjectStatistical Literacyen
dc.subjectEnsino de estatísticapt_BR
dc.subjectStatistical Reasoning Criticalen
dc.subjectStatistical Education.en
dc.titlePrimeiros passos em Estatística com alunos do 6º ano dos anos finais do ensino fundamental como contribuição para formação de cidadãos críticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129268pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples