Possibilidades da educação física no ensino médio técnico
Visualizar/abrir
Data
2016Tipo
Outro título
Possibilities for physical education in secondary vocational education
Posibilidades de la educación física en la enseñanza secundaria técnica
Assunto
Resumo
A educação profissional e tecnológica está em expansão no Brasil, com a atribuição de contribuir para o desenvolvimento material da nação. Porém, é tarefa dos Institutos Federais de Educação (IFes) avançar para além do desenvolvimento material, cabendo-lhes proporcionar a formação para o pensar, a qual não se restringe à formação de técnicos especializados. A partir desses pressupostos faz-se uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios da Educação Física (EF) nos (IFes), partindo-se da s ...
A educação profissional e tecnológica está em expansão no Brasil, com a atribuição de contribuir para o desenvolvimento material da nação. Porém, é tarefa dos Institutos Federais de Educação (IFes) avançar para além do desenvolvimento material, cabendo-lhes proporcionar a formação para o pensar, a qual não se restringe à formação de técnicos especializados. A partir desses pressupostos faz-se uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios da Educação Física (EF) nos (IFes), partindo-se da seguinte questão orientadora: o fato de os estudantes dos IFes procurarem certificação e qualificação profissionalizante nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio lhes isenta o acesso à cultura corporal de movimento? Metodologicamente, trata-se de um ensaio reflexivo, sem a consideração de dados empíricos. Ao fim, chama-se a atenção para a relação existente entre as possibilidades da EF nos IFes e o embate político-epistemológico – em nível macro e micro – no contexto da criação dos IFes. ...
Abstract
Professional and technological education is expanding in Brazil in order to contribute to the nation’s material development. However, Federal Education Institutes (vocational schools known as IFes) have the task of advancing beyond material development and providing education for thinking, which is not restricted to specialized technical training. Such assumptions lead to reflection about the possibilities and challenges of Physical Education (PE) at IFes guided by the following question: does ...
Professional and technological education is expanding in Brazil in order to contribute to the nation’s material development. However, Federal Education Institutes (vocational schools known as IFes) have the task of advancing beyond material development and providing education for thinking, which is not restricted to specialized technical training. Such assumptions lead to reflection about the possibilities and challenges of Physical Education (PE) at IFes guided by the following question: does the fact that IFes students look for certification and professional qualification in Technical Courses Integrated to Secondary Education exempt them from accessing the body culture of movement? From the methodological point of view, this is a reflective essay that does not consider empirical data. Finally, it highlights the relationship between the possibilities for PE at IFes and the political and epistemological debate – at macro and micro levels – within the context of the IFes creation. ...
Resumen
La educación profesional y tecnológica está en expansión en Brasil, con la atribución de contribuir para el desarrollo material de la nación. Sin embargo es tarea de los Institutos Federales de Educación (IFes) avanzar más allá del desarrollo material, teniendo a su cargo proporcionar la formación para el pensar, la cual no puede estar restricta a la formación de técnicos especializados. A partir de esos supuestos, se reflexiona acerca de las posibilidades y los desafíos de la Educación Física ...
La educación profesional y tecnológica está en expansión en Brasil, con la atribución de contribuir para el desarrollo material de la nación. Sin embargo es tarea de los Institutos Federales de Educación (IFes) avanzar más allá del desarrollo material, teniendo a su cargo proporcionar la formación para el pensar, la cual no puede estar restricta a la formación de técnicos especializados. A partir de esos supuestos, se reflexiona acerca de las posibilidades y los desafíos de la Educación Física (EF) en los IFes, partiendo de la siguiente cuestión orientadora: ¿el hecho de que los estudiantes de los IFes buscan certificación y calificación profesional en los Cursos Técnicos Integrados a la Enseñanza Secundaria les exime del acceso a la cultura corporal de movimiento? Desde el punto de vista metodológico, se trata de un ensayo reflexivo, sin considerar datos empíricos. Finalmente, se recuerda la relación existente entre las posibilidades de la EF en los IFes y el enfrentamiento político epistemológico – en los niveles macro y micro – en el contexto de la creación de los IFes. ...
Contido em
Movimento. Porto Alegre: UFRGS, 2016. Vol. 22, n. 1 (jan./mar. 2016), p. 325-336
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências da Saúde (10773)
Este item está licenciado na Creative Commons License