Recursos virtuais para o ensino presencial e remoto de histologia
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Data
2016Autor
Tipo
Assunto
Resumo
Os recursos virtuais Atlas digital de Biologia celular e tecidual (http://www.ufrgs.br/atlasbiocel) e auladehisto (http://www.ufrgs.br/auladehisto) foram desenvolvidos para apoiar o ensino presencial e remoto de Histologia nos cursos de graduação das Ciências Biológicas e da Saúde. A concepção pedagógica baseou-se na descrição da inteligência naturalista, em que o processamento de informações envolve o reconhecimento e a categorização de espécimes, habilidades importantes para a área morfológic ...
Os recursos virtuais Atlas digital de Biologia celular e tecidual (http://www.ufrgs.br/atlasbiocel) e auladehisto (http://www.ufrgs.br/auladehisto) foram desenvolvidos para apoiar o ensino presencial e remoto de Histologia nos cursos de graduação das Ciências Biológicas e da Saúde. A concepção pedagógica baseou-se na descrição da inteligência naturalista, em que o processamento de informações envolve o reconhecimento e a categorização de espécimes, habilidades importantes para a área morfológica. No design, as imagens foram privilegiadas, devido à relevância da informação visual nesse campo do conhecimento. A avaliação discente da primeira versão do atlas digital indicou que as imagens e os exercícios favoreceram a compreensão do conteúdo, em especial, a relação entre morfologia e atividade funcional da célula, objetivo cognitivo definido na estratégia pedagógica. As críticas dos alunos foram consideradas para a elaboração de uma nova versão do atlas com o conteúdo apresentado em PDF. Os exercícios criados com o programa Hot Potatoes foram publicados no ambiente virtual auladehisto. Ele exibe o conteúdo de Histologia em telas do PowerPoint para tornar a leitura mais dinâmica. A avaliação discente demonstrou que os recursos educacionais contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem e apresentaram facilidade na navegação e qualidade das imagens. Espera-se, com o seu desenvolvimento, fomentar a qualificação do ensino das Ciências Morfológicas. ...
Abstract
Atlas digital de Biologia celular e tecidual (http://www.ufrgs.br/atlasbiocel) and auladehisto (http://www.ufrgs.br/auladehisto) virtual resources were made to support Cell Biology and Histology teaching from Biological and Health Sciences courses. The pedagogical conception was based on the description of the naturalist intelligence, information processing on recognition and categorization of specimens, important capabilities for the morphological field. In design, the images were privileged, ...
Atlas digital de Biologia celular e tecidual (http://www.ufrgs.br/atlasbiocel) and auladehisto (http://www.ufrgs.br/auladehisto) virtual resources were made to support Cell Biology and Histology teaching from Biological and Health Sciences courses. The pedagogical conception was based on the description of the naturalist intelligence, information processing on recognition and categorization of specimens, important capabilities for the morphological field. In design, the images were privileged, because the visual information is relevant in this field of knowledge. The evaluation of the first version of the digital atlas by students demonstrated the images and exercises facilitated the understanding of the subject, principally, the relationship between cell morphology and functional activity, cognitive aim defined in educational strategy. Their comments were considered for designing a new version of the atlas with the subject presented as PDF files. The exercises created by Hot Potatoes software were published at the virtual environment auladehisto. It exhibits the Histology subject in PowerPoint screens to become the lecture more dynamic. The evaluation by students demonstrated their contribution for the teaching-learning process, facility in the browsing and quality of the images. I hope contributing to improve Morphological Sciences teaching by these educational resources. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 14, n. 2 (2016), [12] p.
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