Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Marília Forgearinipt_BR
dc.contributor.authorSouza, Luiza Maia dept_BR
dc.date.accessioned2021-07-27T04:33:36Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224543pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como temática principal a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental e busca responder à seguinte pergunta: Como o brincar é vivenciado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com os TCCs produzidos no curso de Pedagogia da UFRGS? Seu objetivo geral é analisar como o brincar e a brincadeira são apresentados nas pesquisas selecionadas como material empírico e como objetivos específicos refletir sobre a abordagem - importância, qualidade e frequência - conferidas pelos autores e identificar a presença e/ou ausência do brincar e da brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo tem como referencial bibliográfico FORTUNA (2004; 2005; 2011), KIRCHHEIM (2021), LUCKESI (2005), utiliza abordagem qualitativa com a pesquisa bibliográfica como método principal para a obtenção dos dados. Os dados obtidos na pesquisa bibliográfica foram um total de 31 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) produzidos no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS entre os anos 2000 a 2020, disponíveis no LUME-UFRGS. Os resumos desses trabalhos foram analisados a partir da estrutura de resumo acadêmico proposta por Motta-Roth e Hendges e (2010), tendo 4 critérios de análise relacionados ao brincar: (1) Objetivos; (2) Etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental; (3) Área de foco apresentada e (4) Conclusões/resultados. Como resultado evidenciou-se um grande número de trabalhos que relatam a importância do brincar nas salas de aula e de como o brincar e a ludicidade são recursos potentes para a prática pedagógica mas, mesmo sendo tão importante, ainda é algo que não ocupa os tempos e espaços dos anos iniciais, sendo presente nos três primeiros anos e se apagando nas outras séries. Esse resultado reforça a importância de se continuar investindo na compreensão sobre o brincar na formação docente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResumopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001128976pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples