Mostrar el registro sencillo del ítem
O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)
dc.contributor.advisor | Nunes, Marília Forgearini | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Luiza Maia de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-27T04:33:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/224543 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como temática principal a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental e busca responder à seguinte pergunta: Como o brincar é vivenciado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com os TCCs produzidos no curso de Pedagogia da UFRGS? Seu objetivo geral é analisar como o brincar e a brincadeira são apresentados nas pesquisas selecionadas como material empírico e como objetivos específicos refletir sobre a abordagem - importância, qualidade e frequência - conferidas pelos autores e identificar a presença e/ou ausência do brincar e da brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo tem como referencial bibliográfico FORTUNA (2004; 2005; 2011), KIRCHHEIM (2021), LUCKESI (2005), utiliza abordagem qualitativa com a pesquisa bibliográfica como método principal para a obtenção dos dados. Os dados obtidos na pesquisa bibliográfica foram um total de 31 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) produzidos no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS entre os anos 2000 a 2020, disponíveis no LUME-UFRGS. Os resumos desses trabalhos foram analisados a partir da estrutura de resumo acadêmico proposta por Motta-Roth e Hendges e (2010), tendo 4 critérios de análise relacionados ao brincar: (1) Objetivos; (2) Etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental; (3) Área de foco apresentada e (4) Conclusões/resultados. Como resultado evidenciou-se um grande número de trabalhos que relatam a importância do brincar nas salas de aula e de como o brincar e a ludicidade são recursos potentes para a prática pedagógica mas, mesmo sendo tão importante, ainda é algo que não ocupa os tempos e espaços dos anos iniciais, sendo presente nos três primeiros anos e se apagando nas outras séries. Esse resultado reforça a importância de se continuar investindo na compreensão sobre o brincar na formação docente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Resumo | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001128976 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Pedagogía (1396)