O mal-estar docente: o lugar do professor na sociedade hoje
dc.contributor.advisor | Charczuk, Simone Bicca | pt_BR |
dc.contributor.author | Lipert, Larissa Constante | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-27T04:33:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/224532 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de curso dialoga sobre a desvalorização do educador na sociedade, seu mal-estar. Na atual conjuntura vivida nos últimos anos, a profissão de professor é apenas vista como uma vocação, desvalorizando os esforços unidos de tantos profissionais da área de se aprofundar na sua escolha de estudo, há sim muito trabalho dentro do aprender a ser professor e como todas as outras áreas de graduação pode-se estudar para cada vez mais adquirir sabedoria no seu âmbito profissional. Em articulação com referenciais teóricos sobre a temática, os textos utilizados para tal, em sua maioria, eram voltados para o mal-estar docente, psicanálise, saber profissional docente, desafios da profissão de professor e formação docente. Apresentamos quatro entrevistas com o objetivo de nortear o estudo com relatos de professoras que testemunham a dificuldade de ser professor nesse atual cenário nacional. Fundamentada com as entrevistas e embasamentos teóricos acerca do tema, a autora demonstra os obstáculos na vida docente tais como a desvalorização da profissão, a subestimação do trabalho do professorado, o preconceito da sociedade e barreiras por vezes impostas pela própria escola que o docente leciona, tornando assim ainda mais difícil o seu trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | This coursework discusses the devaluation of the educator in society, his or her uneasiness. In the current situation experienced in recent years, the teaching profession is seen only as a vocation, devaluing the united efforts of so many professionals in the area to deepen their choice of study. In articulation with theoretical references on the theme, the texts used for this purpose were mostly focused on uneasiness among teachers, psychoanalysis, teachers' professional knowledge, the challenges of the teaching profession, and teacher education. We presented four interviews with the purpose of guiding the study with reports from female teachers who testify the difficulty of being a teacher in this current national scenario. Based on the interviews and on theoretical foundations about the theme, the author demonstrates the obstacles in teaching life, such as the devaluation of the profession, the underestimation of the teachers' work, the prejudice of society, and barriers sometimes imposed by the school where the teacher teaches, making it even more difficult. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Valorização | pt_BR |
dc.subject | Profissão | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | O mal-estar docente: o lugar do professor na sociedade hoje | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001128956 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License