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dc.contributor.advisorFerraretto, Luiz Arturpt_BR
dc.contributor.authorBaini, Luize Schererpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-21T04:24:08Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224273pt_BR
dc.description.abstractAnalisa a utilização do infotainment, processo que combina informação com entretenimento, pelo programa Timeline, da Rádio Gaúcha, emissora líder de audiência no Rio Grande do Sul (TUDORÁDIO.COM, 2 abr. 2020), que tem foco predominante no hard news, no qual se prioriza o relato direto de fatos e acontecimentos relevantes (MOTTA, 2003). Sob a perspectiva teórica da economia política da comunicação, procura compreender o que leva a Gaúcha a buscar uma nova abordagem para seus conteúdos. Parte da suposição de que esta seria uma tentativa de tornar mais leve e descontraída a programação, acelerando a desconstrução do perfil sóbrio que esteve presente em vários momentos de sua trajetória. O principal objetivo é verificar como ocorre o uso do infotainment pelo Timeline. Aplicando como metodologia a análise de conteúdo (BARDIN, 2016), usa como base os critérios de noticiabilidade (TRAQUINA, 2008), dividindo-os em dois patamares: 1) a escolha dos conteúdos e 2) a abordagem dos apresentadores. Concentra o seu foco em quatro entrevistas do Timeline, sendo duas com temas mais voltados ao entretenimento e duas mais voltados ao jornalismo, e uma do Gaúcha Atualidade, programa voltado à linha hard news da emissora, para que fiquem claras as diferenças de abordagem. Recorre, também, a depoimentos de profissionais para compreender melhor as rotinas de produção e detalhes a respeito do programa. Como resultado, observa que o Timeline adota critérios de noticiabilidade na seleção das notícias e na forma como elas são divulgadas.pt_BR
dc.description.abstractAnalyzes the use of infotainment, a process that combines information with entertainment, by the Timeline program, from Rádio Gaúcha, a leading broadcaster in Rio Grande do Sul (TUDORÁDIO.COM, 2 Apr. 2020), which has a predominant focus on hard news, prioritizing direct reporting of relevant facts and events (MOTTA, 2003). From the theoretical perspective of the political economy of communication, it seeks to understand what leads Gaúcha to look for a new approach to its contents. There is an assumption that this would be an attempt to make programming lighter and more relaxed, accelerating the deconstruction of the sober profile that was present at various moments in its trajectory. The main objective is to verify how the use of infotainment by the Timeline occurs. Applying content analysis methodology (BARDIN, 2016), it uses the criteria of newsability (TRAQUINA, 2008) as a basis, dividing them into two levels: 1) the choice of content and 2) the approach of the presenters. It focuses on four Timeline interviews, two with themes more focused on entertainment and two on journalism, plus one on Gaúcha Atualidade, a program focused on the station's hard news line, so that differences in approach are clear. It also uses testimonials from professionals to better understand the production routines and details about the program. As a result, it is observed that the Timeline adopts criterias of news in its selection and in the way they are disseminated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfotainmenten
dc.subjectEntretenimentopt_BR
dc.subjectTimeline programen
dc.subjectRádio Gaúchapt_BR
dc.subjectTimeline (Programa de Rádio)pt_BR
dc.subjectJournalismen
dc.subjectConglomeratesen
dc.subjectEntertainmenten
dc.titleO infotainment em rádios de hard news : uma analise do programa Timelinept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001128507pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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