O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus : da metáfora da listra aos sons do CAp
Visualizar/abrir
Data
2018Tipo
Assunto
Resumo
Apresentamos e discutimos resultados de duas aplicações do enfoque cognitivo-ecológico em música ubíqua: no design de interação e no design instrucional. A descrição dos procedimentos utilizados na validação da metáfora da listra visa analisar as limitações e as vantagens da aplicação da perspectiva ecológica no desenvolvimento de recursos tecnológicos para o apoio à criatividade no contexto da educação informal. Também foram adotadas práticas ecocomposicionais dentro do contexto do ensino form ...
Apresentamos e discutimos resultados de duas aplicações do enfoque cognitivo-ecológico em música ubíqua: no design de interação e no design instrucional. A descrição dos procedimentos utilizados na validação da metáfora da listra visa analisar as limitações e as vantagens da aplicação da perspectiva ecológica no desenvolvimento de recursos tecnológicos para o apoio à criatividade no contexto da educação informal. Também foram adotadas práticas ecocomposicionais dentro do contexto do ensino formal. Relatamos os procedimentos e os resultados obtidos em um estudo qualitativo longitudinal envolvendo alunos do ensino médio. Concluímos que o enfoque ecológico tem forte potencial de aplicação nas práticas criativas cotidianas. A proposta do presente trabalho constitui a primeira aproximação analítica ao ciclo completo de design educacional em ubimus. ...
Abstract
We document the results of the application of the ecologically grounded approach within two areas of ubiquitous music: interaction design and instructional design. Through a description of the procedures used in the validation of the stripe metaphor, we aim to analyze the limitations and advantages of the use of the ecological perspective when implementing technological support for creative action targeting informal education. The results highlight the impact on everyday creative practices. The ...
We document the results of the application of the ecologically grounded approach within two areas of ubiquitous music: interaction design and instructional design. Through a description of the procedures used in the validation of the stripe metaphor, we aim to analyze the limitations and advantages of the use of the ecological perspective when implementing technological support for creative action targeting informal education. The results highlight the impact on everyday creative practices. The ecocompositional perspective was also applied to a formal education project. We report the procedures and results obtained through a qualitative longitudinal study targeting high-school students. This work constitutes the first analysis of a complete educational design cycle in ubimus. ...
Contido em
Revista Vórtex. Curitiba : Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR, 2018. Vol. 6, n.2 (2018); p.01-20.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License