Dos Jogos Olímpicos da Antiguidade às Olimpíadas de Matemática : a constituição de atletas
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Data
2020Tipo
Outro título
From the Ancient Olympic Games to the Mathematics Olympics : a constitution of athletes
De los Juegos Olímpicos de la Antigüedad a las Olimpiadas de Matemáticas : la constitución de los atletas
Resumo
Este artigo emerge de um estranhamento causado ao observar as olimpíadas de matemática se naturalizando nas escolas brasileiras e os estudantes sendo qualificados como atletas da matemática. Impulsionadas por tal estranhamento desenvolvemos uma digressão histórica remontando à Grécia Antiga durante o período de desenvolvimento dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, onde destacamos o momento pitagórico e o momento platônico por darem visibilidade tanto às competições atléticas quanto à matemática. ...
Este artigo emerge de um estranhamento causado ao observar as olimpíadas de matemática se naturalizando nas escolas brasileiras e os estudantes sendo qualificados como atletas da matemática. Impulsionadas por tal estranhamento desenvolvemos uma digressão histórica remontando à Grécia Antiga durante o período de desenvolvimento dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, onde destacamos o momento pitagórico e o momento platônico por darem visibilidade tanto às competições atléticas quanto à matemática. Nesse movimento usamos conceitos da filosofia da diferença para construirmos nosso caminho. Em particular, trabalhamos com o conceito de gagueira de Deleuze para variar o conceito de história de Foucault. Com as análises efetuadas sobre os Jogos Olímpicos da Antiguidade, o momento pitagórico e o momento platônico pontuamos continuidades e descontinuidades entre essas práticas e as olimpíadas de matemática da contemporaneidade. Inferimos que a constituição de atletas pode se configurar no eixo que aproxima tais práticas. ...
Abstract
This article emerges from a strangeness caused by observing the mathematics Olympics becoming natural in Brazilian schools and the students being qualified as mathematics athletes. Driven by these issues, we developed a historical tour going back to Ancient Greece during the development period of the Ancient Olympic Games, where we highlight the Pythagorean and Platonic moments for giving visibility to both athletic and mathematical competitions. In this movement, we use concepts from the philo ...
This article emerges from a strangeness caused by observing the mathematics Olympics becoming natural in Brazilian schools and the students being qualified as mathematics athletes. Driven by these issues, we developed a historical tour going back to Ancient Greece during the development period of the Ancient Olympic Games, where we highlight the Pythagorean and Platonic moments for giving visibility to both athletic and mathematical competitions. In this movement, we use concepts from the philosophy of difference to build our path. In particular, we worked with Deleuze's concept of stuttering to vary Foucault's concept of history. With the analyzes carried out on the Olympic Games of Antiquity, the Pythagorean moment and the Platonic moment, we point out continuities and discontinuities between these practices and the contemporary mathematics Olympics. We infer that the constitution of athletes can be configured in the axis that approaches such practices. ...
Contido em
Boletim online de Educação Matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis : UDESC, 2020. Vol. 8, n. 17 (2020), p. 164-179.
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Nacional
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