O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma escola Kaingang
Visualizar/abrir
Data
2015Tipo
Outro título
The pedagogical political project and the science teaching plan in a Kaingang school
El proyecto político pedagógico y el plan de estudios de ciencias en una escuela Kaingang
Assunto
Resumo
A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Gomercindo Jete Tehn Ribeiro localiza-se em Tenente Portela, na Terra Indígena Guarita, Km 10, Rodovia RS 330. Observou-se o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Ensino de Ciências dos anos finais. A escola almeja uma educação voltada ao aluno indígena, que valorize o conjunto de experiências oriundas de seu grupo familiar, os conhecimentos culturais e as relações que ele faz com o meio. Com o estudo bibliográfico acerca do assunto, verificou ...
A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Gomercindo Jete Tehn Ribeiro localiza-se em Tenente Portela, na Terra Indígena Guarita, Km 10, Rodovia RS 330. Observou-se o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Ensino de Ciências dos anos finais. A escola almeja uma educação voltada ao aluno indígena, que valorize o conjunto de experiências oriundas de seu grupo familiar, os conhecimentos culturais e as relações que ele faz com o meio. Com o estudo bibliográfico acerca do assunto, verificou-se que no Plano de Ensino não constam conteúdos curriculares propriamente indígenas conforme consta no Projeto Político-Pedagógico. Dentre algumas legislações em âmbito nacional, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LD BEN) – Lei nº 9.394/96 reconhecem aos indígenas o direito à diferença cultural através da criação de capítulos específicos e elegem a pluralidade cultural como um tema transversal. ...
Abstract
The Indigenous Elementary School Gomercindo Jete Tehn Ribeiro is located in Tenente Portela, in the Guarita Indigenous Territory, Km 10, Highway RS 330. It was observed the Pedagogical Policy Plan and the Teaching of Science Plan the final years. The school craves an education focused on indigenous student who values the set of experiences derived from their family group, cultural knowledge and the relations that he does with the environment. With the bibliographic study on the subject, it was ...
The Indigenous Elementary School Gomercindo Jete Tehn Ribeiro is located in Tenente Portela, in the Guarita Indigenous Territory, Km 10, Highway RS 330. It was observed the Pedagogical Policy Plan and the Teaching of Science Plan the final years. The school craves an education focused on indigenous student who values the set of experiences derived from their family group, cultural knowledge and the relations that he does with the environment. With the bibliographic study on the subject, it was found that the Education Plan are not listed properly indigenous curricular contents according to part of the Pedagogical Policy Project. Among some legislation at the national level, the Federal/1988 Constitution, the Law of Guidelines and Bases of Education/1996 recognizes to the indigenous right to cultural difference through the creation of specific chapters and they elect cultural plurality as a cross-cutting theme. ...
Resumen
La escuela estadual indígena de la enseñanza primaria Gomercindo Jete Tehn Ribeiro ubicada en Tenente Portela, en la tierra indígena guarita, km 10, autovía RS 330. Se observó el proyecto político pedagógico y el plan de estudios de ciencias de los años finales. La escuela desea una educación que contempla el alumno indígena, que valore el conjunto de experiencias oriundas de su grupo familiar, los conocimientos culturales y las relaciones que él hace con el medio. Con el estudio bibliográfico ...
La escuela estadual indígena de la enseñanza primaria Gomercindo Jete Tehn Ribeiro ubicada en Tenente Portela, en la tierra indígena guarita, km 10, autovía RS 330. Se observó el proyecto político pedagógico y el plan de estudios de ciencias de los años finales. La escuela desea una educación que contempla el alumno indígena, que valore el conjunto de experiencias oriundas de su grupo familiar, los conocimientos culturales y las relaciones que él hace con el medio. Con el estudio bibliográfico acerca del asunto, se verificó que en el plan de estudios no consta los contenidos curriculares propiamente indígenas según consta en el proyecto político pedagógico. Entre algunas legislaciones en ámbito nacional, la Constitución Federal de 1988, la ley de Directrices y Bases de la Educación (ldBen) – ley n 9.394/96 reconoce a los indígenas el derecho a la diferencia cultural a través de la creación de capítulos específicos y eligen la pluralidad cultural como un tema transversal. ...
Contido em
Revista pedagógica [recurso eletrônico]. Chapecó, SC. Vol. 17, n. 34 (jan/abr. 2015), p. 222-233.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License