Representações Culturais Sobre a Diversidade nos Planos de Aula da Revista Nova Escola para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
dc.contributor.advisor | Sperrhake, Renata | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Amanda Santiago da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-16T04:30:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/224058 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como temática as representações culturais nos planejamentos da revista Nova Escola voltados para diversidade e o que eles podem nos dizer sobre as práticas pedagógicas destinadas às crianças nos anos iniciais. O principal objetivo é mapear e analisar as representações presentes em planejamentos da Revista Nova Escola destinados a turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para atender ao objetivo principal foi realizada a busca e a coleta do material empírico na plataforma online da Revista. Os planos de aula selecionados foram tratados como artefatos culturais e procedeu-se a uma análise tanto das representações quanto da estrutura desses planos. O resultado da análise cultural é dividido em três eixos, sendo o primeiro “foco em características físicas", o segundo “diferenças étnicas e culturais” e o terceiro “relacionamento e empoderamento”. Durante a pesquisa a análise estrutural dos planos de aula se mostrou necessária e dela derivam três eixos temáticos: “como adequar a sua realidade”, “para saber mais” e “sistematização ou avaliação?”. Com esse trabalho se conclui que as representações acerca da diversidade transitam entre um aspecto do relacionamento em sociedade, as características físicas de um sujeito e os atributos culturais que devem ser valorizados. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Plano de aula | pt_BR |
dc.title | Representações Culturais Sobre a Diversidade nos Planos de Aula da Revista Nova Escola para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001128464 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1361)