A sala de recreação e o brincar no hospital: percepções da Equipe Multiprofissional da Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) caracteriza-se como uma pesquisa de cunho analítico-descritivo e abordagem qualitativa com o objetivo de analisar as percepções da equipe multiprofissional da Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, acerca da sala de recreação e do brincar antes e durante a pandemia do Covid-19. Como estratégia metodológica para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito (8) funcionárias que compõe ...
O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) caracteriza-se como uma pesquisa de cunho analítico-descritivo e abordagem qualitativa com o objetivo de analisar as percepções da equipe multiprofissional da Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, acerca da sala de recreação e do brincar antes e durante a pandemia do Covid-19. Como estratégia metodológica para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito (8) funcionárias que compõem a equipe multiprofissional. Na organização deste TCC, foram levados em consideração os seguintes objetivos específicos: 1) Compreender o lugar do brincar no contexto hospitalar, a partir das políticas de educação e saúde, verificando como elas tratam dos espaços de recreação; 2) Analisar como o brincar pode colaborar com desenvolvimento da criança em um ambiente adverso; 3) Verificar o impacto do espaço de recreação e do brincar no paciente e na atuação da equipe multiprofissional, antes e durante a pandemia. A partir das análises das entrevistas, é possível afirmar que as profissionais compreendem o espaço da recreação e do brincar como elementos importantes no período de internação pediátrica. Deste modo, o brincar constitui-se como uma estratégia de enfrentamento da doença, facilitando o atendimento, as intervenções, procedimentos clínicos e o relacionamento com o paciente. A oferta deste espaço e serviço possibilita a melhora das tensões, medos e anseios causados pela internação e é capaz de conceder ao paciente um ambiente acolhedor, humano e que se preocupa com a promoção do seu bem estar. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License