Capitalismo por projetos e crítica artística : incorporação, renovação e resistência no movimento Teatro de Grupo
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Data
2020Tipo
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Project capitalism and artistic criticism : incorporation, renewal and resistance in the Group Theater movement
Assunto
Resumo
Este artigo discute a capacidade de crítica e resistência da arte aos avanços da apropriação capitalista a partir do estudo do movimento Teatro de Grupo, que propõe o processo colaborativo como forma de organização do trabalho nas artes cênicas. Embora os grupos teatrais adotem estratégias diversas, observou- -se que, por meio desse processo, reemergem alguns princípios norteadores da prática artística, como autonomia, expressividade e colaboração. Argumenta-se que esse espírito colaborativo de ...
Este artigo discute a capacidade de crítica e resistência da arte aos avanços da apropriação capitalista a partir do estudo do movimento Teatro de Grupo, que propõe o processo colaborativo como forma de organização do trabalho nas artes cênicas. Embora os grupos teatrais adotem estratégias diversas, observou- -se que, por meio desse processo, reemergem alguns princípios norteadores da prática artística, como autonomia, expressividade e colaboração. Argumenta-se que esse espírito colaborativo detém um potencial de renovação da crítica artística, não percebido pela literatura predominante. ...
Abstract
This article discusses the capacity of criticism and resistance of art in face of the advances of capitalist appropriation through the study of the Group Theater movement, which proposes collaboration as a way of organizing work in the performing arts. Although theatrical groups adopt different strategies, through this process, some guiding principles of artistic practice were shown to re-emerge, such as autonomy, expressiveness and collaboration. We argue that this collaborative spirit holds a ...
This article discusses the capacity of criticism and resistance of art in face of the advances of capitalist appropriation through the study of the Group Theater movement, which proposes collaboration as a way of organizing work in the performing arts. Although theatrical groups adopt different strategies, through this process, some guiding principles of artistic practice were shown to re-emerge, such as autonomy, expressiveness and collaboration. We argue that this collaborative spirit holds a potential for renewal of artistic criticism, not perceived by the prevailing literature. ...
Contido em
Contemporânea : revista de sociologia da UFSCar. São Carlos, SP. Vol. 10, n. 2 (maio/ago. 2020), p. [753]-771
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Nacional
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