A reinvenção de discursos e a história da criança na linguagem
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Data
2015Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo busca responder à seguinte questão: como a criança se historiciza em sua língua materna parase fundar na dupla natureza (individual e social) dessa língua? Partimos da formulação de Silva (2009, p. 286) de que a criança produz uma história de enunciações, por meio da qual se instaura em sua língua materna e no sistema de representações de sua culturaparase estabelecer como sujeito de/na linguagem. Essa formulação, neste texto, recebe embasamentona teorização de Benveniste (1966/1995 ...
Este artigo busca responder à seguinte questão: como a criança se historiciza em sua língua materna parase fundar na dupla natureza (individual e social) dessa língua? Partimos da formulação de Silva (2009, p. 286) de que a criança produz uma história de enunciações, por meio da qual se instaura em sua língua materna e no sistema de representações de sua culturaparase estabelecer como sujeito de/na linguagem. Essa formulação, neste texto, recebe embasamentona teorização de Benveniste (1966/1995; 1974/1989) sobre linguagem e nos deslocamentos dessa teorização operados por Agamben (2008) em sua Teoria da Infância epor Dessons (2006) em sua discussão sobre ainvenção do discurso. Considerando que a línguaatualizada em discursose mostracomo interpretante do sistema cultural, buscamos, por meio da análise de fatos enunciativos de uma criança acompanhada longitudinalmente, refletir sobre o modo como essa criança se inscreve em seu sistema linguístico-cultural e inaugura a sua infância na linguagem, lugar que a possibilita historicizar-se como sujeito de sua linguagem. ...
Abstract
This work aims at answering the following question: How does a child historicize itself in its native language in order to be founded on the double character (individual and social) of this language? We assume the formulation developed by Silva (2009, p. 286) which states the child creates a history of enunciations. By means of this history, the child puts itself in its native language and in the representation system of its culture as to establish itself as subject of and in language. On this ...
This work aims at answering the following question: How does a child historicize itself in its native language in order to be founded on the double character (individual and social) of this language? We assume the formulation developed by Silva (2009, p. 286) which states the child creates a history of enunciations. By means of this history, the child puts itself in its native language and in the representation system of its culture as to establish itself as subject of and in language. On this text, the formulation isbased on Benveniste's theorization (1966/1995; 1974/1989) on language and on its movements developed by Agamben (2005) in his Theory of Childhoodand by Dessons (2006) in his discussion on theinvention of discourse. Considering that language turned into discourse is seemed as the interpreter of a cultural system, we intend to discuss the way this child puts itself on its linguistic and cultural system and unveils its childhood in language through the analysis of a child's longitudinal enunciative acts. The childhood allows the child to historicize itself as subject of its language. ...
Contido em
Prolíngua. João Pessoa, PB. Vol. 10, n. 1 (jan./fev. 2015), p. 163-173
Origem
Nacional
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