Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Carmem Luci da Costapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:30:54Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1983-9979pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223830pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca responder à seguinte questão: como a criança se historiciza em sua língua materna parase fundar na dupla natureza (individual e social) dessa língua? Partimos da formulação de Silva (2009, p. 286) de que a criança produz uma história de enunciações, por meio da qual se instaura em sua língua materna e no sistema de representações de sua culturaparase estabelecer como sujeito de/na linguagem. Essa formulação, neste texto, recebe embasamentona teorização de Benveniste (1966/1995; 1974/1989) sobre linguagem e nos deslocamentos dessa teorização operados por Agamben (2008) em sua Teoria da Infância epor Dessons (2006) em sua discussão sobre ainvenção do discurso. Considerando que a línguaatualizada em discursose mostracomo interpretante do sistema cultural, buscamos, por meio da análise de fatos enunciativos de uma criança acompanhada longitudinalmente, refletir sobre o modo como essa criança se inscreve em seu sistema linguístico-cultural e inaugura a sua infância na linguagem, lugar que a possibilita historicizar-se como sujeito de sua linguagem.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims at answering the following question: How does a child historicize itself in its native language in order to be founded on the double character (individual and social) of this language? We assume the formulation developed by Silva (2009, p. 286) which states the child creates a history of enunciations. By means of this history, the child puts itself in its native language and in the representation system of its culture as to establish itself as subject of and in language. On this text, the formulation isbased on Benveniste's theorization (1966/1995; 1974/1989) on language and on its movements developed by Agamben (2005) in his Theory of Childhoodand by Dessons (2006) in his discussion on theinvention of discourse. Considering that language turned into discourse is seemed as the interpreter of a cultural system, we intend to discuss the way this child puts itself on its linguistic and cultural system and unveils its childhood in language through the analysis of a child's longitudinal enunciative acts. The childhood allows the child to historicize itself as subject of its language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofProlíngua. João Pessoa, PB. Vol. 10, n. 1 (jan./fev. 2015), p. 163-173pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguage acquisitionen
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectÉnonciationen
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectCultureen
dc.subjectHistoryen
dc.titleA reinvenção de discursos e a história da criança na linguagempt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127512pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples