Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
Teacher's as intellectuals and collective production of pedagogical content knowledge
Profesores como intelectuales y la construcción colectiva de conocimientos didácticos
Assunto
Resumo
O objeto de estudo deste artigo é a formação continuada de professores de História a partir da produção coletiva de conhecimentos didáticos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -Pibid História, com foco no processo de interlocução e produção coletiva desses conhecimentos envolvendo professores experientes e estudantes de licenciatura em formação. A problemática de fundo é como se aprende a ensinar História a partir da concepção de professores como intelectuais transformado ...
O objeto de estudo deste artigo é a formação continuada de professores de História a partir da produção coletiva de conhecimentos didáticos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -Pibid História, com foco no processo de interlocução e produção coletiva desses conhecimentos envolvendo professores experientes e estudantes de licenciatura em formação. A problemática de fundo é como se aprende a ensinar História a partir da concepção de professores como intelectuais transformadores, conforme Henry Giroux. Os resultados auxiliam a demonstrar que o grupo de bolsistas de iniciação à docência e supervisores conseguiu realizar a construção coletiva de conhecimentos didáticos, além de explorar as relações entre perfil profissional e escolhas didáticas realizadas ao longo da pesquisa. ...
Abstract
The object of this study is history teachers’ education departing from the collective production of educational knowledge in theInstitutional Program of Teaching Initiation Scholarships -History (Pibid-História), in which the focus of the survey is the process of interlocution and collective production of these knowledge involving experienced teachers and undergraduate history students in training. The background problematic is how to learn history from the concept of teachers as transformative ...
The object of this study is history teachers’ education departing from the collective production of educational knowledge in theInstitutional Program of Teaching Initiation Scholarships -History (Pibid-História), in which the focus of the survey is the process of interlocution and collective production of these knowledge involving experienced teachers and undergraduate history students in training. The background problematic is how to learn history from the concept of teachers as transformative intellectuals, by Henry Giroux. The results allow to demonstrate that the group of teaching initiation scholars and supervisors teachers were able to make the collective construction of educational knowledge, and explore the relationship between professional profile and educational choices made during the survey period. ...
Resumen
El objeto de estudio deeste artículoesla formacióncontinua del profesoradode Historia a partir de laproduccióncolectiva de conocimientos didácticos en elPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -Pibid História, centrándoseen elproceso de produccióncolectiva deesos conocimientos entreprofesores expertos yfuturos profesores enformación inicial. Laproblemática de la investigación escómo se aprende a enseñar Historia a partir de la concepciónde profesores como intelectuales transform ...
El objeto de estudio deeste artículoesla formacióncontinua del profesoradode Historia a partir de laproduccióncolectiva de conocimientos didácticos en elPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -Pibid História, centrándoseen elproceso de produccióncolectiva deesos conocimientos entreprofesores expertos yfuturos profesores enformación inicial. Laproblemática de la investigación escómo se aprende a enseñar Historia a partir de la concepciónde profesores como intelectuales transformadores, de acuerdo a Henry Giroux. Los resultados demuestranque elgrupo de becariosde iniciacióna ladocencia ysus supervisores lograron construir conocimientos didácticos de forma colectiva, ademásde explorar las relacionesentre perfil profesional y tomadas dedecisionesdidáticas realizadas a lo largo de la investigación. ...
Contido em
Ensino em re-vista. Uberlândia, MG. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 279-301
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License