Implementação do gerenciamento por categorias para medicamentos em uma rede farmacêutica
Visualizar/abrir
Data
2013Tipo
Assunto
Resumo
Devido ao crescimento do mercado de varejo farmacêutico, às mudanças recentes na forma de exposição dos produtos e à necessidade de entender os consumidores, realizou-se a implementação do gerenciamento por categorias para medicamentos em uma rede farmacêutica. O gerenciamento por categorias possibilita a análise dos produtos trabalhados em grupos de itens que possuam características semelhantes entre si, além de melhorar o atendimento às necessidades do consumidor. Por meio da análise de dados ...
Devido ao crescimento do mercado de varejo farmacêutico, às mudanças recentes na forma de exposição dos produtos e à necessidade de entender os consumidores, realizou-se a implementação do gerenciamento por categorias para medicamentos em uma rede farmacêutica. O gerenciamento por categorias possibilita a análise dos produtos trabalhados em grupos de itens que possuam características semelhantes entre si, além de melhorar o atendimento às necessidades do consumidor. Por meio da análise de dados, conhecimento dos produtos e reuniões com os gestores da empresa foi possível entender as particularidades do mercado e definir estratégias, metas e ações para cada categoria. O diferencial desse trabalho é propor indicadores que comparam os diferentes medicamentos para compor um indicador global. Os resultados obtidos permitem classificar as diferentes categorias a partir de um indicador global, possibilitando a seleção de categorias e produtos para o desenvolvimento de ações diferenciadas. ...
Abstract
Due to the growth of the pharmaceutical retail market, recent changes in the form of exhibition of products and the need to understand consumers, structured the implementation of Category Management for pharmaceutical drugs in a network. The category management enables the analysis of the products worked in groups of items that have similar characteristics to each other, besides having the purpose to meet consumer needs. Through data analysis, knowledge of products and meetings with company man ...
Due to the growth of the pharmaceutical retail market, recent changes in the form of exhibition of products and the need to understand consumers, structured the implementation of Category Management for pharmaceutical drugs in a network. The category management enables the analysis of the products worked in groups of items that have similar characteristics to each other, besides having the purpose to meet consumer needs. Through data analysis, knowledge of products and meetings with company managers could understand the particularities of the market and define strategies, goals and actions for each category worked. The differential of this work is to propose indicators that compare the different drugs to compose an overall indicator. The obtained results allow to classify the different categories from a global indicator, allowing the selection of categories and products for the development of actions for each different category. ...
Contido em
Produto & Producao. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. 1 (fev. 2013), p. 40-54
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Engenharias (2438)
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Sociais Aplicadas (4126)
Este item está licenciado na Creative Commons License