Show simple item record

dc.contributor.authorWolff, Fabianept_BR
dc.contributor.authorLibânio, Cláudia de Souzapt_BR
dc.contributor.authorLorenzini, Giana Carlipt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Fernando Goncalvespt_BR
dc.date.accessioned2021-07-13T04:38:46Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1980-7554pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223701pt_BR
dc.description.abstractA percepção do uso do design como um elemento importante para a obtenção de vantagem competitiva desperta nas empresas a necessidade de gerenciar estrategicamente as suas atividades projetuais, avançando para além da simples preocupação estética. Este artigo tem como objetivo identificar processos de Gestão de Design no desenvolvimento de produtos na indústria moveleira. A metodologia utilizada foi a exploratória, de natureza qualitativa, através de entrevistas realizadas em profundidade, com quatro profissionais inseridos em equipes de design de empresas da indústria moveleira da Região Sul do Brasil. Posteriormente foi produzida uma análise das respostas, possibilitando- -se a comparação dos dados obtidos com o referencial teórico pesquisado. Os resultados apontam para uma Gestão de Design, ainda em modo tático, nas empresas pesquisadas. Novas oportunidades de pesquisas vislumbram-se em outros setores econômicos, visando à identificação da visão estratégica das empresas em relação aos processos de design.pt_BR
dc.description.abstractThe use of design as an important element for gaining competitive advantage in business arises the need to manage design strategically, including projectual activities per se. This article aims to explore and identify product development and Design Management processes in the furniture industry of South Brazil, a very strong industrial sector in the country. To achieve it purposes, the methodology applied was qualitative, through in deep interviews with four design professionals of the furniture industry. An analysis of the responses allowed the comparison of these data with the theoretical foundation. The results showed Design Management as initial processes in the companies researched and new opportunities to companies in engaging new design management tools and processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista D : design, educação, sociedade e sustentabilidade [recurso eletrônico]. [Porto Alegre]. Vol. 3, n. 3 (2011), p. 11-29pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign managementen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectIndústria moveleirapt_BR
dc.subjectProduct development processen
dc.subjectFurniture industryen
dc.titleGestão de design e desenvolvimento de produtos na indústria moveleirapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000878082pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record