Representações sociais da tragédia de Mariana : estudo documentalsobre um estágio docente em química orientado pela pesquisa
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Outro título
Social representations of the Mariana tragedy : documentary studyon a chemistry teaching internship oriented by research
Assunto
Resumo
Este trabalho enfoca o estágio docente (com/como pesquisa) vivenciado por uma estudante do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do RioGrande do Sul, com turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Porto Alegre. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório, baseado exclusivamente em fontes documentais, que objetiva compreender como as representações sociais acerca da Tragédia de Mariana apresentada pelos sujeitos interpelados relacionaram-se com as ...
Este trabalho enfoca o estágio docente (com/como pesquisa) vivenciado por uma estudante do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do RioGrande do Sul, com turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Porto Alegre. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório, baseado exclusivamente em fontes documentais, que objetiva compreender como as representações sociais acerca da Tragédia de Mariana apresentada pelos sujeitos interpelados relacionaram-se com as práticas pedagógicas desenvolvidas. Os dados textuais obtidos foram interpretados via análise de conteúdo. Os resultados apontam que o viés investigativo adotado pela estagiáriapropiciou a produção de conhecimento novo sobre os estudantes e seus saberes de senso comum, fornecendo indicações ao planejamento desenvolvido e ao trabalho docente que foi realizado. O artigo aponta, ainda, reflexões direcionadas ao campo daEducação em Ciências da Natureza, que decorrem dos resultados obtidos. ...
Abstract
This work focuses on the teaching internship (with/as research) experienced by a student of the Graduation Course in Chemistry/Teacher Education at the Federal University of Rio Grande do Sul, with high school classes from a state public school in the city of Porto Alegre (Rio Grande do Sul –Brazil). This is a qualitative exploratory study, based exclusively on documentary sources, which aims to understand how the social representations about the Mariana Tragedy presented by the subjects questi ...
This work focuses on the teaching internship (with/as research) experienced by a student of the Graduation Course in Chemistry/Teacher Education at the Federal University of Rio Grande do Sul, with high school classes from a state public school in the city of Porto Alegre (Rio Grande do Sul –Brazil). This is a qualitative exploratory study, based exclusively on documentary sources, which aims to understand how the social representations about the Mariana Tragedy presented by the subjects questioned were related to the pedagogical practices developed. The textual data obtained were interpreted based on content analysis. The results show that the investigative attitude adopted by the teacher in training provided the production of new knowledge about students and their common sense knowledge, providing indications to the pedagogical planning developed and the teaching work that was carried out. The article also points out reflections directed to the Natural Sciences Education field which were elaborated based on the results obtained. ...
Resumen
Este trabajo se centra en la prácticadocente (con / como investigación) experimentada por un estudiante en el curso de Licenciatura en Química de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, con clases de secundaria de una escuela pública estatal en la ciudad de Porto Alegre. Es un estudio exploratorio cualitativo, basado exclusivamente en fuentes documentales, cuyo objetivo es comprender cómo las representaciones sociales sobre la tragedia de Mariana presentadas por los sujetos cuestionados es ...
Este trabajo se centra en la prácticadocente (con / como investigación) experimentada por un estudiante en el curso de Licenciatura en Química de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, con clases de secundaria de una escuela pública estatal en la ciudad de Porto Alegre. Es un estudio exploratorio cualitativo, basado exclusivamente en fuentes documentales, cuyo objetivo es comprender cómo las representaciones sociales sobre la tragedia de Mariana presentadas por los sujetos cuestionados estaban relacionadas con las prácticas pedagógicas desarrolladas. Los datos textuales obtenidos fueron interpretados mediante análisis de contenido. Los resultados muestran que el sesgo investigativo adoptado por el maestra pasanteproporcionó la producción de nuevos conocimientos sobre los estudiantes y su conocimiento del sentido común, proporcionando indicaciones para la planificación desarrollada y el trabajo de enseñanza que se llevó acabo. El artículo también señala reflexiones dirigidas al campo de la Educación en Ciencias Naturales, que resultan de los resultados obtenidos. ...
Contido em
Educação Química en Punto de Vista. Paraná. Vol. 5, n. 1 (2021), p. 51-71
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License