Situações públicas : projeto e projeção
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente estudo baseia-se na análise de práticas poéticas que venho desenvolvendo desde 2014 com intervenções urbanas e projeção mapeada. Tratam-se de trabalhos originados pela confluência dos estudos de arquitetura, urbanismo e cinema, os quais, através do trabalho artístico, possibilitam o tencionamento de relações entre memória, lugar, espaço construído, identidade territorial e experiência. O trabalho define-se por processos de levantamento imagético, histórico e formal de contextos para ...
O presente estudo baseia-se na análise de práticas poéticas que venho desenvolvendo desde 2014 com intervenções urbanas e projeção mapeada. Tratam-se de trabalhos originados pela confluência dos estudos de arquitetura, urbanismo e cinema, os quais, através do trabalho artístico, possibilitam o tencionamento de relações entre memória, lugar, espaço construído, identidade territorial e experiência. O trabalho define-se por processos de levantamento imagético, histórico e formal de contextos para criação e desenvolvimento de projetos propositivos de intervenções site-specific. Busco explorar a colagem audiovisual e as possibilidades criativas da arte do vídeo para produção de significados vinculados às formas concretas, ao sobrepor variadas narrativas discursivas possíveis a respeito dos lugares postos em questão. Ao problematizar o visível – forma – e o invisível – projeção –, busco implicar o público em relação ao contexto trabalhado. O espaço construído e suas práticas sociais figuram como elementos disparadores para a investigação e a construção de situações. Meus procedimentos, não raro, acrescem-se da colaboração com outros agentes, artistas e profissionais, no contato com os regimes discursivos vinculados às situações espaço-temporais em que os trabalhos se inserem, na experiência da criação de um imaginário a seu respeito, bem como na viabilização das intervenções. A realização in situ implica a prática de projeto, a previsão de adequações em relação a uma espacialidade concreta e às necessidades técnicas particulares a cada ação pública, pelas singularidades formais e legais concernentes a cada local escolhido. Uma prática que vincula formas virtuais e materiais para a experiência espacial, ao articular o trinômio arte, arquitetura e tecnologia. ...
Abstract
This present study is based on the analysis of poetic practices I’ve been developing since 2014. Works originated within the confluence of architecture, urban planning, cinema and projection mapping studies, through which emergent artistic production may tension existing relations among memory, place, constructed space, territorial identity and experience. The work is defined by processes of imagetic, historical, and formal research regarding the situated contexts involved in the creation and d ...
This present study is based on the analysis of poetic practices I’ve been developing since 2014. Works originated within the confluence of architecture, urban planning, cinema and projection mapping studies, through which emergent artistic production may tension existing relations among memory, place, constructed space, territorial identity and experience. The work is defined by processes of imagetic, historical, and formal research regarding the situated contexts involved in the creation and development of site-specific intervention projects. I aim to explore the creative audiovisual collage possibilities towards a production of meaning bonded with concrete forms of the environment, as I superpose diverse layers of possible narrative discourses regarding the places put into question. As I problematize the visible – form – and the invisible – projection – I mean to implicate the public in relation with the context. Built space and its social practices act as triggering elements for the investigation and the construction of situations. My procedures usually incorporate collaboration with other agents, artists, and professionals, when in contact with discursive regimes linked to the space-time situations where the works take place, in the experience of creation of an imaginary regarding it, as well as in the enabling of the interventions. The executive process of in situ realizations implicates the practice of project and planning, forethought of necessary adjustments in relation with a specific spatial quality and the technical necessities of each public action, as well as the legal and formal singularities concerning each chosen place. A practice that binds virtual forms and materials for spatial experiences as I articulate the trinomial art, architecture, and technology. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2877)Artes Visuais (473)
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