A sampler como linha de fuga para uma dramaturga menor
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Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa parte de uma práxis de escrita sampler que, por meio da leitura, grifo, recorte e colagem de fragmentos de obras literárias referentes, cria um texto teatral. A partir dessa experiência, o trabalho expande-se para pensar o sampler não apenas como um procedimento de criação, mas a sampler como uma subjetividade desviante e criadora. Um modo de deslocamento que, ao ser atravessado pela experiência, recolhe dela movimentos intensivos e, estabelecendo linhas de fuga, desenha traçados ...
Esta pesquisa parte de uma práxis de escrita sampler que, por meio da leitura, grifo, recorte e colagem de fragmentos de obras literárias referentes, cria um texto teatral. A partir dessa experiência, o trabalho expande-se para pensar o sampler não apenas como um procedimento de criação, mas a sampler como uma subjetividade desviante e criadora. Um modo de deslocamento que, ao ser atravessado pela experiência, recolhe dela movimentos intensivos e, estabelecendo linhas de fuga, desenha traçados que se singularizam em algo (s), uma dramaturgia menor que é prática pedagógica, artística e modo de existência que pensa o teatro, a arte e a vida como criação contínua. Uma micropolítica ativa que, com sua bússola ética, percebe os atravessamentos vividos como dados criativos e criadores, como realidades passíveis de serem criadas e recriadas e cujo foco é fazer perseverar a vida que pulsa em nós. ...
Abstract
This research starts from a sampler writing practice that, through reading, griffin, cut out and collage of fragments of literary works reffering, creates a theatrical text. From this experience, the work expands to think of the sampler not only as a creation procedure, but sampler as a deviant and creative subjectivity. A mode of displacement that, when crossed by the experience, notice intensive movements and, establishing escape lines, creates something (s), a smaller dramaturgy that is peda ...
This research starts from a sampler writing practice that, through reading, griffin, cut out and collage of fragments of literary works reffering, creates a theatrical text. From this experience, the work expands to think of the sampler not only as a creation procedure, but sampler as a deviant and creative subjectivity. A mode of displacement that, when crossed by the experience, notice intensive movements and, establishing escape lines, creates something (s), a smaller dramaturgy that is pedagogical pratice, artistic practice and way of existence that thinks theater, art and life as continuous creation. An active micropolitics that, with its ethical compass, thinks of the experienced as creative and recreative elements, as realities that can be created and recreated and whose focus is to persevere the life that pulsates in us. ...
Resumen
Esta investigación parte de una praxis de escritura sampler que, a través de la lectura, los subrayados, el cortar y pegar fragmentos de obras literarias de referencia, crea un texto teatral. A partir de esta experiencia, el trabajo se expande para pensar en el sampler no solo como un procedimiento de creación, sino también como una subjetividad desviada y creadora. Un modo de desplazamiento que, atravesado por la experiencia, recoge movimientos intensivos de ella y, estableciendo líneas de fug ...
Esta investigación parte de una praxis de escritura sampler que, a través de la lectura, los subrayados, el cortar y pegar fragmentos de obras literarias de referencia, crea un texto teatral. A partir de esta experiencia, el trabajo se expande para pensar en el sampler no solo como un procedimiento de creación, sino también como una subjetividad desviada y creadora. Un modo de desplazamiento que, atravesado por la experiencia, recoge movimientos intensivos de ella y, estableciendo líneas de fuga, crea algo(s), una dramaturgia menor que es práctica pedagógica, artística y modo de existencia que piensa el teatro, el arte y la vida como creación continua. Una micropolítica activa que, con su brújula ética, piensa en los cruzamientos vividos como datos creativos y creadores, como realidades que se pueden crear y recrear y cuyo objetivo es perseverar la vida que vibra en nosotros. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2893)Artes Cênicas (221)
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